Centro Integrado de Comunicação

Histórico da Revista Cristo Rei

A Revista Cristo Rei, criada em novembro de 1996, é o órgão oficial de comunicação da Diocese de Toledo, tendo como missão principal promover a evangelização através da comunicação social. Ao longo de sua história, relata os principais fatos e acontecimentos vivenciados pela comunidade diocesana. O começo desse percurso de credibilidade foi marcado pelo carisma de cada um de seus fundadores: D. Anuar Battisti, D. Irineu Roque Scherer. Pe. Hélio José Bamberg, Pe. Daniel Aloísio Hemkemeier (in memoriam), jornalista Luiz Carlos Sonda e jornalista Márcio Pena Borges

A edição inaugural deste veículo de comunicação diocesano circulou por ocasião da Festa de Cristo Rei (nov/1996). Eram 16 páginas, sendo duas, em papel couchê, em duas cores, e as demais em preto e branco papel sulfite. Esse foi apenas o início, pois a credibilidade alcançada no período exigiu acompanhamento da evolução gráfica.

Assim, a primeira edição em quatro cores, capa e contra-capa, foi publicada em setembro de 1997, anunciando o Congresso Ecumênico da Juventude. Eram 28 páginas. Em fevereiro de 1999, outro avanço. A Revista passa a contar com quatro páginas em cores, de um total de 40 páginas. Em março de 1999, são seis páginas em cores. Em abril, oito páginas em cores, valorizando conteúdo e anunciantes.

Em outubro de 1999, a Revista dá mais um passo adiante. Deixa o papel tipo sulfite na parte interna e passa a ser impressa toda ela em papel couchê, dando mais uma demonstração da busca incessante pela qualidade de apresentação ao leitor. Em abril de 2000, são 48 páginas, sendo 16 em cores.
Em 2003, a Revista incorporou em suas páginas, a Reflexão do Evangelho. Como faz até hoje, as páginas centrais podem ser destacadas para utilização, nas comunidades, destas leituras refletidas sobre o Santo Evangelho. O compromisso assumido com o público leitor foi ainda maior.

A edição de fevereiro de 2003 estreou a publicação completa da Revista Cristo Rei em quatro cores, um marco divisor que exigiu até mesmo a redução do número de páginas, que antes estava na média de 48 páginas para circular com 32 páginas, todas em cores, demonstrando que o custo de impressão é elevado.
Em 2005, na edição de maio, mais um passo: 68 páginas. Nela, se trazia o conteúdo de destaque: a eleição do Papa Bento XVI para o comando da Igreja Católica no mundo. Em dezembro do mesmo ano, eram 72 páginas que comemoravam a posse de D. Francisco Carlos Bach e com capa sendo impressa em papel couchê vernizado.

Nos meses de abril e julho de 2006, a Revista atingiu o pico de 76 páginas, um novo recorde. Atualmente, são oito mil exemplares com 84 páginas de informações que relatam os acontecimentos nas comunidades de capelas e paróquias da Diocese e anúncios das empresas parceiras que acreditam no empreendimento.

Em 21 de março de 2007, a Revista Cristo Rei transfere sua sede, de sala cedida na Cúria Diocesana, para a sede do Centro Integrado de Comunicação – organismo da Diocese de Toledo criado para centralizar as produções e publicações oficiais diocesanas e para prestar assessoria de Imprensa ao bispo diocesano. O Centro Integrado de Comunicação, localizado no Centro Comercial Catedral – Sala 3, é uma iniciativa a partir do incentivo de Dom Francisco Carlos Bach, 5º bispo da Diocese de Toledo.

Formando e informando, a Revista Cristo Rei é instrumento indispensável na vida de nossa Diocese.