Clero Diocesano

Pe. Luiz Carlos Franzener

Lema de Ordenação:“Levanta-te, toma o teu leito e anda” (Mc 2,9)

Histórico Familiar:
Luiz Carlos Franzener nasceu aos 04 de junho de 1971, em Ibicaré, Diocese de Joaçaba, Santa Catarina. Seus Pais, Bráulio Franzener e Inês Krul Franzener, vieram para o Paraná e fixaram residência em Quatro Pontes, em 1975. Luiz é o primeiro dos três filhos do casal, sendo seus irmãos Marisa e Gilmar.

Formação Presbiteral:
1986-1988: Ingressou no Seminário Diocesano São José, em Cascavel, cursando o Segundo Grau no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
1989 a 1991: esteve no Seminário Maria Mãe da Igreja, em Toledo, enquanto cursou a faculdade de Filosofia na UNIOESTE, Campus Toledo.
1992-1995, Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, onde cursou a Teologia no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel – CINTEC.
Durante seus anos de formação, realizou estágio pastoral:
Seminário de Quatro Pontes,
Bairro Claudete de Cascavel, na Paróquia São Pedro e São Paulo de Toledo;
1995 na Paróquia Santo Inácio de Loyola de Jesuítas.

Ministérios de Leitor e Acólito: 12 de junho de 1995, no Seminário Maria Mãe da Igreja;

Ordenação Diaconal: No dia 23 de marcos de 1996, foi ordenado Diácono na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Toledo, onde exerceu seu ministério diaconal. Lema: “Que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17,21).

Ordenação Presbiteral: 13 de julho de 1996, na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Quatro Pontes pelas mãos de D. Lúcio Ignácio Baumgaertner.

Trajetória Presbiteral:
A partir de então, exerceu seu ministério presbiteral nas seguintes comunidades:
1996 até julho de 1999: Paróquia São Pedro e São Paulo, Toledo;
27 de julho de 1999 até 31 de maio de 2003: curso de Mestrado, residindo em Roma, junto ao Colégio Pio Brasileiro e estudando no Pontifício Instituto Bíblico. Tema da monografia: “Estudo Exegético-Teológico de Ap 20,1-6”.
Junho de 2003 até janeiro de 2004: trabalhou na Paróquia Santa Margarida, em Vila Margarida, Mal. Cândido Rondon;
Fevereiro de 2004 até julho do mesmo ano: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Tupãssi;
1º de agosto de 2004: Pe. Luiz trabalha na Arquidiocese de Cascavel, quando assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cascavel, Bairro Neva.
Agosto de 2003: iniciou sua colaboração como professor e vice-diretor no então Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel – CINTEC, hoje Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR.
1º de setembro de 2005: assumiu a função de Diretor da Instituição.
2011: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Assis Chateaubriand.