Clero Diocesano

Pe. Mauro Cassimiro

Lema de Ordenação:“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16).

Histórico Familiar:
Mauro Cassimiro Nasceu no dia 01 de dezembro de 1972, no município de Nova aurora. É o terceiro filho do casal Miguel Cassimiro e Porfiria de Oliveira Cassimiro, sendo seus irmãos: Inês Cassimiro Adevente, Miguel Cassimiro Filho, Moacir Cassimiro, Irene Cassimiro Obici e Antonio Cassimiro.
Sua família reside na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São roque – Nova Aurora, onde participou, sobretudo, nas equipes de celebrações litúrgicas e grupos de jovens, mantendo contato com seminaristas, religiosas e padres no período anterior ao ingresso no seminário.

Formação Eclesiástica:
Fez os estudos primários na Escola Rui Barbosa, comunidade Nossa Senhora de Fátima. Os estudos de 5ª a 8ª séries foram no Colégio Estadual Jorge Nacli e o segundo grau no Colégio Machado de Assis, onde fez o curso Básico em Agropecuária, ambos em Nova Aurora.
1994: ingressou no seminário Maria Mãe da Igreja, em Toledo, fazendo o ano “Propedêutico”, preparando-se para o ingresso na Filosofia.
1995-1997 cursou filosofia na UNIOESTE, em Toledo, Paraná, integrando a comunidade formativa do Seminário Maria Mãe da Igreja, Toledo;
1998-2001: estudos teológicos no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (CINTEC);
Realizou seu estágio pastoral durante a Teologia nas seguintes localidades: Paróquia São Pedro e São Paulo – Toledo;
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Marechal Cândido Rondon
Paróquia São Roque – Nova Aurora.

Ministério de Leitor: 1999, na Paróquia Menino Deus, em Toledo;
Ministério de Acólito: 1999, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Assis Chateaubriand.
Ordenação Diaconal: 16 de fevereiro de 2002, pela imposição das mãos de Dom Anuar, na Paróquia sagrado Coração de Jesus em Marechal Cândido Rondon.
Como Diácono, exerceu seu ministério junto ao Seminário Menor São Cura D’Ars e Seminário Nossa Senhora da Glória em Quatro Pontes, e como colaborador na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Marechal Cândido Rondon.
Ordenação Presbiteral: 29 de junho de 2002 foi ordenado Presbítero na Paróquia São Roque de Nova Aurora.

Trajetória Presbiteral:
No ano de 2002 foi nomeado Orientador Espiritual do Seminário Menor São Cura D’Ars em Quatro Pontes.
De julho de 2002 a janeiro de 2003 atuou como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Glória em Quatro Pontes.
Em 2003 foi nomeado como Administrador Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Vila Nova (Toledo).
No ano seguinte, 2004, Administrador Paroquial na Paróquia Santa Rosa de Lima de Santa Rosa.
Em 2005 foi nomeado Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Glória em Quatro Pontes, onde permanece atualmente, auxiliando também na formação seminarística do propedêutico e junto ao Seminário Menor São Cura D’Ars.
Em 2006 foi Reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Glória em Quatro Pontes.
No ano de 2009 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Novo Sarandi (Toledo). Continuando como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória e Orientador Espiritual no Seminário São Cura D’Ars em Quatro Pontes.
Reitor Seminário Menor: Quatro Pontes - 01/08/2009

Outros Serviços na Diocese:
Coordenador do Decanato de Rondon
Assessor da Pastoral Bíblico-Catequético no Decanato de Rondon
Assessor da Pastoral do Dizimo no Decanato de Rondon
Orientador Espiritual do Seminário Menor São Cura D’Ars em Quatro Pontes.