Clero Diocesano

Pe. Roberto Lopes de Souza

Lema de Ordenação:

Histórico Familiar:
Roberto Lopes de Souza nasceu em Atalaia – Paraná, no dia 28 de abril de 1973. Filho de Carmem Gonçalves de Souza e João Lopes de Souza (em memória). É o último de uma família de dez irmãos.
No ano de 1983 a família mudou-se para o município de Cafelândia – PR, e em 1990, para Nova Aurora – PR, onde permanece até hoje.

Formação Eclesiástica:
1994: ingressou no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, em Toledo, no Propedêutico;
1995-1997: Cursou filosofia na UNIOESTE, integrando a comunidade do Seminário Maria Mãe da Igreja;
1998: atuou como assistente no Seminário São Cura D’Ars, em Quatro Pontes;
1999-2002: estudos de Teologia no CINTEC – Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, fazendo parte da comunidade do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.
Durante a Teologia desenvolveu estágio pastoral nas paróquias:
Cristo Rei, Entre Rios do Oeste e São Luiz Gonzaga, Pato Bragado;
Santo Inácio de Loyola, Jesuítas;
São Roque, Nova Aurora.
Admissão às Ordens Sacras: 1999, na Paróquia Menino Deus, em Toledo;
Ministério de Leitor: no ano 2000, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateubriand;
Ministério de Acólito: no ano 2002, na Paróquia Sagrada Família, em Toledo;
Ordenação Diaconal: 22 de fevereiro de 2003, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Quatro Pontes.
Desde então, exerceu seu ministério de Diácono na Paróquia Menino Deus em Toledo.
Ordenação Presbiteral: 19 de julho de 2003, na Paróquia São Roque de Nova Aurora, tendo sido Bispo ordenante D. Anuar Battisti.

Trajetória presbiteral:
Diácono: Paróquia Menino Deus - Fevereiro a julho de 2003
2003: Logo após a ordenação presbiteral, seu primeiro trabalho foi como Vigário Paroquial das Paróquias Santo Inácio de Loyola, Jesuítas e São Roque, Nova Aurora.
25 de janeiro de 2004 assumiu como pároco da Paróquia São Roque, Nova Aurora, na qual permaneceu até o dia 31 de janeiro de 2007.
01 de fevereiro de 2007: Orientador Espiritual do Seminário Maria Mãe da Igreja, e Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco de Assis coopagro Toledo.

Outros Serviços na Diocese:
Membro do Colégio de Consultores;
Membro do Conselho de Presbíteros;
Membro do Conselho de Pastoral;
Membro do Conselho de Formadores;
Membro do Conselho de Ordens e Ministérios;
Membro do Grupo de Reflexão da Ação Evangelizadora;
Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude;
Assessor da Pastoral da Juventude do Decanato de Toledo.