Clero Diocesano

Pe. Lucas Sebastião Schwarz

Lema de Ordenação:
“Para isso nasci, para isso vim ao mundo, para dar testemunho da verdade” Jo. 18.37

Histórico Familiar:
Padre Sebastião Schwarz.
Como monge beneditino Lucas.
Nascido 20 de Janeiro de 1957 em Jaraguá do sul – Sc.
Pai: José Schwarz.
Mãe: Josefina Milbratz Schwarz.
Irmão: Selvino Schwarz /Lucia Schwarz
Irmã: Rosa Sacht /Mario Sacht

Formação Eclesiástica:
Estudo Primário:
Maripá – 1964 – 1967
Ginásio: Nova Santa Rosa – Seminário Santo Américo – 1971-1973
2º Grau: São Paulo – Seminário São Plácido – Colégio Santo Américo 1974-1976.
Noviciado no Mosteiro São Geraldo de São Paulo dos Monges Beneditinos – 1977.
Ao final do noviciado no dia 10 de fevereiro de 1978 fiz os votos simples (que são válidos por três anos – outros chamam de votos temporários).
Curso de Filosofia: Instituto de Filosofia São Bento de São Paulo – SP-1978 e 1979.
Curso de Teologia: no Instituto de Teologia Salesiano Pio XI de São Paulo – SP – 1980 – 1984.
Os votos solenes: (perpétuos) – de estabilidade, obediência e conversão dos costumes (são os votos dos monges beneditinos no dia 10 de fevereiro de 1982).
Os ministérios de Leitor: 25 de maio de 1983.
Acólito: 30 de agosto de 1983 conferido por Dom Ernesto Linka OSB, superior do Mosteiro de São Geraldo.
Ordenado Diácono: no dia 11 de dezembro de 1983, pelo Bispo D. Fernando Penteado, da Região de Itapecerica da Serra, Arquidiocese de São Paulo.
Ordenado Sacerdote: no dia 08 de dezembro de 1984 por D. Lucio Ignácio Baumgaertner em Nova Santa Rosa – Pr.
A primeira missa foi no dia 09 de dezembro de 1984, sendo padrinho de Ordenação D. Veremundo Tóth, meu formador e confessor.

Trajetória Presbiteral:
Desde 1974 como seminarista iniciei o trabalho na Favela Paraisópolis em São Paulo, como catequista, animador de Liturgia, Trabalho vocacional junto a Arquidiocese de São Paulo, trabalhos com a Juventude da favela.
Formação de Catequistas e outros trabalhos como visitas constantes as famílias.
Ainda, durante a época da ditadura, fui organizador, acompanhante da formação da associação de Moradores da Favela do Brasil, com seus estatutos oficialmente reconhecidos e registrados. Este trabalho na favela foi até 1984, portanto 10 anos sem interrupção, mesmo nas férias.
Em janeiro de 1985, logo após a ordenação sacerdotal, vim para Nova Santa Rosa, para ser orientador no seminário Santo Américo de Nova Santa Rosa.
O único seminário Menor Beneditino do Mundo.
Trabalhei como vigário paroquial da Paróquia Santa Rosa de Lima de Nova santa Rosa.
Em 1986, em outubro, os monges do Mosteiro de São Paulo decidiram fechar o Seminário por motivos internos do Mosteiro de São Paulo.
Ao final deste ano fecharam as portas do seminário que funcionou desde 1970, portanto 16 anos, e só eu me formei como padre.
Em 1987 pedi para fazer uma experiência fora do mosteiro e fiquei na Diocese de Toledo. Assim Dom Lucio me nomeou Administrador Paroquial da Paróquia de Nova Santa Rosa, onde fiquei até o final de 1990.
Em 1991, fui nomeado pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Marechal Candido Rondon.
Em 1992 assumi como reitor o Seminário diocesano Maria Mãe da Igreja onde trabalhei até julho de 1993. Neste ano de 1992 fui pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Vila Nova – Toledo.
Em agosto de 1993 fui nomeado pároco da Paróquia São Francisco de Assis em Assis Chateaubriand. Ali trabalhei até 1999.
No ano 2000 fui nomeado pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, de Toledo onde trabalhei até outubro de 2001.
Dom Anuar então Bispo de Toledo me nomeou pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Marechal Candido Rondon em Novembro de 2001, onde permaneci até o fim de 2006.
Nestes 26 anos de Diocese de Toledo, como padre, estive envolvido em diversos trabalhos e assessorias.
Todo trabalho sacerdotal foi realizado nesta Diocese de Toledo.
Em fevereiro de 2007 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Maripá.