Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Instituições Assistenciais

Casa de Maria

A Casa de Maria é uma organização beneficente e sem fins lucrativos, afiliada ao Centro Assistencial da Diocese de Toledo. Foi fundada em 1992, a partir da iniciativa de pessoas da comunidade Católica da Catedral Cristo Rei, as quais motivadas pela fé cristã iniciaram um trabalho de acolhimento e promoção humana e social de meninas e adolescentes que permaneciam nas ruas e em praças públicas da cidade.
Funcionou inicialmente em imóvel provisório cedido por voluntários. Num segundo momento, funcionou em uma casa maior, cedida pela Paróquia São Pedro e São Paulo.
Graças ao reconhecimento de seu trabalho pelo poder público e pela sociedade civil, a Casa de Maria obteve no final de 1998 uma nova e ampla sede, de aproximadamente 2.000 m2, na periferia da cidade, construída em parceria com o Governo Federal, Igreja Católica da Alemanha e a comunidade toledana.
A partir de 2004, passou a inserir, gradativamente, meninos em seu programa social, por solicitação da própria comunidade onde está inserida.
A Instituição tempor finalidade, promover o desenvolvimento sócio-educativo de crianças, adolescentes (de 6 a 16 anos) e famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, rumo à garantia dos direitos de cidadania.
A mística é o élan vital que move todo o trabalho. A mística da Casa de Maria é servir o irmão em sua necessidade, vislumbrando o amor infinito de Deus! “... é a Mim que o fareis”. (Mt. 25,40).
A Casa de Maria tem como missão “acolher crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, promovendo o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, assegurando-lhes o exercício do direito à vida, à dignidade e a vivência da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”.
A população beneficiada pela Casa de Maria são crianças e adolescentes provindos de famílias compostas por desempregados ou trabalhadores de baixa renda. Também são beneficiadas crianças e adolescentes em situação de rua, trabalho e prostituição, bem como crianças e adolescentes desprotegidas de amparo familiar e encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Ministério Público. Também os familiares das crianças atendidas são beneficiadas.
A entidade presta atendimento direto a 500 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, e a 400 famílias. O atendimento ocorre em dois turnos. Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e aos sábados pela manhã. Após as atividades, as crianças retornam ao convívio familiar e a escola. Já passaram pela Casa de Maria cerca de cinco mil crianças e adolescentes, hoje em sua grande maioria, jovens cidadãos, inseridos na comunidade.
Para o Município de Toledo foi de grande importância à iniciativa da comunidade católica, pois não havia na cidade uma entidade beneficente que atendesse meninas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza.
Para a Diocese, a instituição pode servir como motivação a outras iniciativas sociais católicas, demonstrando que é possível conjugar compromisso social e solidariedade cristã, realizando um investimento concreto na promoção e resgate da dignidade humana.

Programa social “Construindo a Vida”
O programa social “Construindo a Vida” é uma prática cotidiana, composto por projetos interligados e complementares, objetivando a formação integral dos participantes.
Atividades desenvolvidas no programa consistem em orientação de estudos, iniciação musical (coral e aulas de instrumentos musicais como teclado, violão, flauta, prática de banda), expressão corporal e dança, teatro, informática, oficina de costura, trabalhos artesanais.
O programa também conta com atendimento psicológico e social, individual e grupal, além de atendimento odontológico e nutricional (preventivo e curativo). Diariamente é oferecida uma alimentação saudável sendo que a média é de 500 refeições por dia.
Também são oferecidos cursos profissionalizantes para adolescentes e encaminhamento ao mercado de trabalho, conforme prevê o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, é oferecido atendimento às famílias e a comunidade através de reuniões com pais ou responsáveis, cursos profissionalizantes e artesanais, atendimento social e psicológico e visitas domiciliares. A Casa de Maria conta com o trabalho dos voluntários que desenvolvem campanhas e promoções beneficentes.

Atuação da Casa de Maria
Com a mudança para a sede própria, no Jardim Europa, em 1998, possibilitou-se o atendimento a um maior número de crianças, adolescentes e familiares, ampliando a área de abrangência e possibilitou também atuar num dos bairros que concentra o maior número de famílias pobres do Município de Toledo, segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social (2006).
Em 2004, a Casa de Maria passou a desenvolver um projeto específico para as famílias, o “Tempo de Família”, composto por cursos educativos, profissionalizantes e de geração de renda, o qual contribui efetivamente para a melhoria de vida da população atingida. Grande número de pessoas obteve oportunidades de emprego, após realizar cursos profissionalizantes na entidade.
Em 2006 foi ampliado ainda mais o alcance do trabalho social, iniciando o projeto na Paróquia São Francisco de Assis (bairro Coopagro, em Toledo) com excelentes resultados sociais.
Grande número de jovens que frequentaram a Casa de Maria, hoje se encontram no mercado de trabalho, em diversas atividades: consultórios, bancos, escritórios, indústrias e comércio em geral, dando também continuidade aos estudos.
A credibilidade de pessoas físicas, jurídicas e da comunidade eclesial no projeto social desenvolvido contribui para a sua manutenção. A força da mística aliada à técnica e a expedientes humanos vem possibilitando o exercício, nos dias de hoje, da vivência concreta do amor de Deus, traduzida em cidadania entre os participantes do projeto social: crianças, famílias atendidas, funcionários, voluntários, empresários. A comunidade Casa de Maria foi-se ampliando, iluminada pelo amor infinito de Deus.
O principal desafio refere-se à preocupação com a sustentabilidade do projeto, pois demanda recursos financeiros, humanos e materiais (continuidade e ampliação das parcerias, convênios, doações). Para tanto, é indispensável à continuidade do trabalho social com alegria e motivação, para que sempre mais pessoas estejam conosco nesta caminhada fraterna e cidadã.
Outro desafio é a ampliação do espaço físico, com a criação do “Espaço Cultural da Casa de Maria”, composto por salas específicas para aulas de dança, instrumentos musicais, percussão, canto coral e teatro, além de um auditório para as apresentações culturais e reuniões comunitárias.
Caracteriza-se também como desafio a ampliação do trabalho com jovens e adolescentes, na área de formação humana e em especial na área de profissionalização, pois é urgente um maior acolhimento do jovem com propostas concretas que atendam às suas expectativas e necessidades.
 
Para conhecer mais a Instituição, clique aqui: Casa de Maria

Rua General Câmara, 833 - Jardim Europa
85.908-180 - Toledo - PR
Fone/Fax: (45) 3252 5040 - (45) 3252 9599
E-mail: administracao@casademariatoledo.org.br
 
DIRETORIA
Presidente: Pe. Hélio José Bamberg
Vice-Presidente: Darvi Bombonatto
1ª Secretária: Elisabete Classen
2ª Secretária: Marinês B. Leonardi
1ª Tesoureira: Rita Luiza Minozzo
2º Tesoureiro: Pe. Geraldo Marino Ferreira
Assessor de Comunicação: Paulo Weber Junior