Instituições Educacionais

Colégio Incomar

Pela interferência do Pe. Antônio Patui foi possível à vinda de três Irmãs da Congregação Vicentina para Toledo, Ir. Verônica Sawtczuk, Ir. Lúcia Mikosz e Ir. Elia Bassani. A chegada foi em 01 de fevereiro de 1948 e em 01 de março, deste mesmo ano, iniciou o funcionamento da Escola Imaculado Coração de Maria, no prédio da Igreja, na rua 7 de setembro.
O inicio das atividades escolares foi muito comemorada pelos moradores de Toledo, e hoje, o Colégio Incomar é visto e respeitado pelos toledanos como um dos maiores colaboradores do desenvolvimento sociocultural educacional do município.
Se no início as crianças estudavam sentadas nos bancos da igreja, ajeitando-se como era possível, hoje, dispondo das mais modernas instalações, o Colégio INCOMAR, mais uma vez se lança à frente, sempre primando pela formação dos seus educandos enquanto PESSOAS HUMANAS de valor e riqueza inestimável perante Deus e os homens.
De 1948 até 1960, a escolinha de madeira foi o terreno fértil, onde os primeiros toledanos puderam adentrar ao mundo dos saberes constituídos. Em 14 de novembro de 1961, pelo Decreto Presidencial nº 50.280/61 e Ato nº 11, passou a funcionar o Ginásio Imaculado Coração de Maria; agora, abrigado nas instalações de alvenaria, com amplas salas de aula, biblioteca, laboratório de ciência.
A partir de 1965 entra em funcionamento o 1º curso normal colegial do município, visando à preparação dos futuros professores.
E nova conquista deu-se 1972 com a abertura de turmas para o Pré-Escolar.
Fato este, reconhecido conforme as palavras do escritor toledano Oscar Silva, “o relevante serviço prestado pelas Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, sobretudo através do INCOMAR, se constitui num dos maiores patrimônios legados ao povo de Toledo do Oeste paranaense." (SILVA, Toledo e sua História, p.278).
Tão logo, a ampliação das instalações, a partir de 1997 deveu-se ao aumento da demanda de matrículas para o recém-criado curso do Ensino Médio. A conclusão das obras de ampliação deu-se no início de 2000, colocando à disposição da comunidade toledana instalações construídas visando atender as necessidades didáticas, pedagógicas e humanas, de uma "Educação para todos" conforme prevê a LDBEN 9394/96.
Num último retrospecto, vale lembrar que a primeira turma do curso primário se formou em 1949, a do ginásio em 1965, os primeiros professores do curso normal em 1968 e, em 1998 a primeira turma do Ensino Médio. Do início até hoje são mais de 50 anos de amor e dedicação à Educação e à formação do cidadão do oeste do Paraná.

Princípios Filosóficos da Escola:
Os princípios da Educação Vicentina propostas por Vicente de Paulo e Luísa de Marillac fundamentam-se na verdade revelada por Jesus Cristo, seguem linhas norteadoras na prática pedagógica, de modo a concretizar uma educação, onde educadores e educandos, desenvolvam a capacidade de interrogar-se, de aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, numa relação pedagógico-cristã, democrática e participativa que permita, o processo de ensino e aprendizagem como realização pessoal:

1) Promover uma educação de qualidade, formativa e informativa, contextualizada, que garanta os aspectos intelectual, científico, físico, espiritual, social, popular e afetivo.
2) Desenvolver uma educação evangélico-libertadora norteada por uma pedagogia dialógica tendo em vista a formação de um cidadão efetivo.
3) Comprometer a Comunidade Educativa em ações que concretizem o carisma vicentino tendo em vista a dignidade humana.
4) Desenvolver a Pastoral Escolar Vicentina integrando fé, ciência e cultura a serviço da vida e da esperança.
5) Seguir os princípios da justiça e a solidariedade de forma contextualizada em todas as áreas de conhecimento.
6) Favorecer na comunidade educativa uma vida de comunhão e diálogo, na alegria.
7) Promover gestos de ternura, paz e reconciliação, através do amor mútuo, respeito e amizade.
8 )Valorizar os dons e qualidades de todos, visando o crescimento pessoal e coletivo da comunidade educativa.
9) Resgatar e afirmar a identidade vicentina em todos os segmentos.
10) Auxiliar no amadurecimento da fé, acompanhando o seu processo de crescimento.
11) Aceitar o diferente e as limitações humanas, visando sempre o crescimento e o bem comum.

Concepção da Escola:
A proposta da Escola Vicentina supõe uma visão cristã de educação, assumindo-a como missão de Igreja, aberta ao mundo.
Desta forma a Escola Vicentina define-se, em si mesma, por alcançar um duplo objetivo: conduzir o homem e a mulher à busca da perfeição humana, cristã e a maturidade na fé, o conhecimento científico, sem ignorar os problemas sociais em que estão inseridas.

Missão da Educação Vicentina:
A Escola Vicentina tem como missão promover uma educação de qualidade orientada por princípios cristãos e vicentinos que possibilitem o desenvolvimento do cidadão consciente, científico, resgatando e mantendo a dignidade humana, agindo como transformador da realidade social e multiplicador do carisma vicentino.

Pressupostos da Educação Vicentina:
A Educação Vicentina conta com pressupostos necessários à consecução dos princípios vicentinos:
1) A ação vicentina acontece através de um ambiente de união, corresponsabilidade, diálogo, autonomia, liberdade e amor, numa gestão participativa.
2) O saber científico, tecnológico, humano, espiritual e popular constitui aspecto essencial da ação vicentina.
3) A ação pedagógica promove a prática de investigação, pesquisa, ensino e engajamento social, num processo criativo e dinâmico.

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (FCSUP)
Rua Rui Barbosa, 1324 - Centro
Caixa Postal 1527