Padroeiro

Cristo Rei

Por que Cristo Rei é padroeiro da Diocese de Toledo e da Catedral?
Levantamos apenas algumas explicações plausíveis, já que não temos documentos que mostram a real significação. É uma maneira de trabalhar a História.
A congregação religiosa “Sociedade do Verbo Divino” tem o slogam “O Deus Uno e Trino”, fundamentando este grupo de Missionários, que abriu o caminho de Evangelização em nossa região do Oeste do Paraná.
Jesus Cristo proclamou a Boa Nova no mundo, coroando o livro Sagrado da Bíblia, o Antigo Testamento. Cristo foi e é o Messias esperado.
Realizou o Plano de Deus na história, fundando o “Reino de Deus” proclamado por Ele a todos as nações da terra.
Um Reino humano e espiritual, como entoa no prefácio da missa de Cristo Rei da Igreja Católica, em sua festa: “Com óleo de exultação”, consagrastes Sacerdote eterno e Rei do Universo, vosso Filho único, Jesus Cristo, Senhor nosso. Ele, oferecendo-se na Cruz, vítima pura e pacífica, realizou a Redenção da humanidade. Submetendo ao seu poder toda criatura, entregará à sua infinita Majestade um “Reino eterno e universal: Reino da Verdade e da Vida; Reino da Santidade e da Graça, Reino da Justiça, do Amor e da Paz”.
Os próprios textos escolhidos pela Igreja nas leituras e nos evangelhos dos três tempos litúrgicos do Ano (A, B e C) explicitam o grande apreço e amor dos missionários verbitas (do “Verbo de Deus que se fez Carne”) assim:
Ano A: Ez 34, 11-12.15-17- Javé quer uma Sociedade fundada na justiça e no direito.
I Cor. 15,20-26.28 - A Ressurreição de Cristo nos cristãos.
Mt. 25,31-46 - Onde encontrar Deus?
Ano B: A realeza de Jesus é vida para o mundo.
Dn. 7,13-14 – O projeto de Deus irá vencer.
Ap. 1,5-8 - Os cristãos e a realeza de Jesus.
Jo. 18,33b-37 - Que tipo de rei é Jesus?
Ano C: 2Sm. 5,1-3 – O governo que o povo quer.
Cl. 1,12-20 - Cristo Jesus, plenitude do divino no humano.
Lc. 23,35-43 - O Rei que ouve o clamor do povo.
Para homens missionários de uma província da Alemanha, vindos ao Brasil, acostumado a uma vida severa, sóbria e austera, era de esperar gente de capacidade e de entrega a Deus, com este vigor missionário: ordem, definições e decisões férreas, próprias de rei, no “Rei Jesus Cristo, nosso Salvador”!
Vieram para vencer qualquer batalha, como humanos! E sentem a vitória que a fé lhes oferece: é Jesus verdadeiro homem e verdadeiro Deus que eles tem como Aliado e Autoridade: Cristo Rei!
É a força política e social que eles esperam!
É a paz na guerra da vida, que eles amam!
É o gosto do triunfo e da conquista dos povos brasileiros, do Oeste do Paraná que eles vêm anunciar pela Evangelização!
É o sucesso, mas muito mais, o êxito de uma ação católica-missões, liderados aqui por um Padre italiano, que foi educado por germânicos (alemães) na pessoa do Pe. Antônio Patuí!
Partiu dele a escolha do nome “Cristo Rei”, por que tinha uma devoção toda especial. Deu o nome “Cristo Rei” para o Seminário (Seminário "Cristo Rei" Congregação do Verbo Divino (SVD)) a Catedral (Paróquia "Cristo Rei") e para a Diocese ("Cristo Rei" padroeiro da Diocese de Toledo).
Cristo Rei é a festa que coroa o ano litúrgico. É a conclusão vitoriosa do Bem, da Justiça, da Verdade e da Paz, que o Evangelho sempre prega.