Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Seminários Diocesanos

01. Seminário Menor São Cura D'Ars ( Ensino Médio)

    Reitor: Pe. Marcelo Ribeiro da Silva

   Orientador espiritual: Pe. Solano Alcioni Tambosi

 

  Endereço:

  Avenida Santa Maria, 325
  Caixa Postal 11
  Fone: (45) 3279-1259
  E-mail: sscuradars@gmail.com
  85.940-000 - Quatro Pontes - PR

 

  
   HISTÓRICO
   A Igreja, instrumento de salvação de Jesus Cristo, cuida e busca oferecer um espaço propício para o desenvolvimento vocacional dos que se sentem chamados à vocação sacerdotal. “O seminário menor é o espaço de integração e transição da casa, da família, ao primeiro seminário”. Como tal precisa ser o lugar do discernimento vocacional, bem como, o ambiente onde o jovem aprende a vencer o individualismo.
   Pode-se então, dizer que o seminário menor é, antes de tudo, centro vocacional para a formação de líderes. Ele é verdadeira escola vocacional, lugar que oferece sólida formação vocacional, visando à preparação de cristãos conscientes e responsáveis. “Nele deve ser feita verdadeira experiência de vida comunitária, bem como, bom curso de segundo grau, que é o esteio para a formação intelectual futura” (Estudos da CNBB. 83. pg. 119-120).
   Buscando corresponder a esta realidade, em 1982 os bispos das dioceses de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu decidiram que cada diocese iria proporcionar a formação inicial dos seminaristas em sua própria diocese. Sendo assim, o ensino primário aconteceria nas dioceses respectivas e os seminaristas do segundo grau de ambas as dioceses, receberiam a formação no Seminário São José em Cascavel.
   Para atender à necessidade de um espaço propício para o acompanhamento de adolescentes e jovens no processo de discernimento vocacional, a Diocese de Toledo procurou estruturar um ambiente adequado. Com este objetivo, o então bispo, Dom Geraldo Magella Agnelo, juntamente com alguns padres passaram a adaptar na cidade de Quatro Pontes, o antigo Colégio Sagrado Coração de Jesus, das irmãs Servas do Espírito Santo, (1960-1972), depois utilizado também como casa de formação de lideranças da diocese de 1972 até 1981, para que acolhesse o primeiro grupo de seminaristas no ano de 1983.
   O Seminário Menor São Cura D’Ars acolheria os vocacionados do ensino primário (até a oitava série), que até então estudavam no Seminário Menor São José da Arquidiocese de Cascavel. No mesmo ano, padre Braz Tarcízio Pauly foi designado como reitor.
   A primeira turma formada no ano de 1983 contava com um número de 28 adolescentes provenientes de diversas localidades da diocese. Naquele ano, padre Braz Pauly contou com a ajuda do primeiro assistente, o seminarista Ademir Alves Teixeira, que havia terminado o curso de Filosofia e que fora indicado para passar um ano acompanhando as atividades de formação no seminário. Já em 1984, esteve como assistente no seminário, o seminarista Ângelo Virgílio Pellá, que havia concluído o curso de Filosofia em Toledo. Assim sendo, cada ano até hoje o seminário conta com a ajuda de um seminarista maior para acompanhar as atividades de formação.
   No ano de 1989, padre Brás deixou a reitoria do seminário e no dia 28 de janeiro do mesmo ano, assumiu como reitor o padre Waldeci Ferreira (in memorian). No período também assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, da mesma cidade de Quatro Pontes. Em 1992, o padre Dirceu Roveda assumiu como diretor espiritual do seminário, e também, trabalhando na pastoral vocacional.
   Os formadores da Diocese de Toledo decidiram no ano de 1992 que os seminaristas do ensino médio, que até então estudavam no seminário São José em Cascavel, passariam a fazer parte do seminário de Quatro Pontes. A partir de então, o seminário São Cura D’Ars, passou a acolher adolescentes e jovens do primário e ensino médio. A primeira turma se formou em 1993 e contava com 37 seminaristas.
   Em 1993 o seminarista Aparecido Bilha que havia concluído a Teologia, passou a colaborar na formação dos seminaristas, como também, se preparando para a ordenação diaconal. No ano de 1994, padre Lucimar foi nomeado vigário paroquial de Quatro Pontes e também vice-reitor do seminário.
   A partir de 1996 o seminário passou a acolher somente jovens do ensino médio realizando, portanto, outra forma de acompanhamento, através de encontros e jornadas vocacionais, aos adolescentes do primário que gostariam de ingressar na casa de formação.
   Padre Waldeci deixou a reitoria no final de 1996, indo para um período de estudos em São Paulo. Padre Lucimar assumiu como reitor no dia 22 de fevereiro de 1997, o qual trabalhou à frente do seminário até o ano de 1999, sendo transferido para Toledo como reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja. Padre Aparecido Bilha então assumiu como reitor no ano de 2000, recebendo ajuda a partir de 2001 do padre Geraldo M. Ferreira que havia assumido como pároco da Paróquia de Quatro Pontes, e reitor do Seminário propedêutico Nossa Senhora da Glória, que passou a funcionar na casa paroquial.
   No final do ano de 2001, padre Aparecido deixou o seminário para estudos em Bogotá e padre Lucivaldo Castellani assumiu como reitor, tendo como orientador espiritual padre Mauro Cassimiro. Padre Lucivaldo ficou à frente do seminário até o final do ano de 2003, quando na ocasião ficou liberado para o trabalho de promoção vocacional na diocese. Ele fixou residência em Toledo, no Seminário Maria Mãe da Igreja.
   Com o término das atividades do propedêutico, padre Geraldo M. Ferreira, a partir de 2004 assumiu como reitor, continuando o padre Mauro Cassimiro como orientador espiritual da casa. Padre Mauro também assumiu como administrador a Paróquia Nossa Senhora da Glória.
   Em 20 de abril de 2008 foi celebrado o Jubileu de Prata, vinte e cinco anos de história do Seminário. A missa de ação de graças foi presidida por Dom Francisco Carlos Bach, e contou com a presença dos padres formadores e a comunidade em geral. Nesse mesmo dia o seminário realizou a sua tradicional festa.
   Ao longo desses anos, o seminário prestou um grande serviço de formação humana, cristã e vocacional na vida de muitos adolescentes e jovens que por aqui passaram.
   Muitas sementes de vocação cristã e sacerdotal foram lançadas, como também muitos frutos colhidos. Vários padres da diocese iniciaram no seminário menor seu processo de formação. Tem-se ainda um longo caminho a percorrer e sob a proteção e intercessão de São Cura D’Ars - patrono dos padres diocesanos roga-se para que o seminário continue sendo um instrumento de cultivo e promoção vocacional na vida da Igreja.