Ordem dos Frades Menores Missionários, FMM

A congregação dos Frades Menores Missionários teve seu início a 15 de agosto de 1973 em União da Vitória, Paraná, na festa da Assunção Maria, em cerimônia presidida por D. Geraldo Micheleto Pellanda, de saudosa memória, então bispo de Ponta Grossa. A ereção em Pia União se deu com o nome originário de Pia Associação dos Padres de S. Francisco de Assis.Com a aprovação das Constituições por decreto diocesano de D. Geraldo de 15/08/80, passou a chamar-se de Instituto dos Frades Menores Missionários. Em 22 de Março de 1982 a antiga Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares do Vaticano autorizou a Ereção Canônica. A Ereção Canônica em Congregação de Direito Diocesano deu-se a 30 de maio de 1982, em Ponta Grossa, através de um decreto emanado por D. Geraldo.A 15 de agosto de 1994, D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, então bispo de Ponta Grossa, aprovou por decreto a revisão das Constituições. O total dos religiosos fundadores e que nela perseveraram é de 13, todos são falecidos: Domingos Rigon, Timóteo Pérsici, Celso Chesini, Teodoro Ferronato, Manoel Parisi, Justino Dotti, Tiago Lucchese, Alceu Richetti, Gaspar Zonta, Doroteu de Pádua, Ireneu Costella, Eusébio Ferreto e Edmundo Costella.

QUEM SOMOS
A Família dos FRADES MENORES MISSIONÁRIOS - FMM é um ramo de inspiração Divina dentro da Família Franciscana que nutre sincero e firme desejo de entender e observar de maneira perfeita, integral e simples o Santo Evangelho, fazendo de Jesus, o centro de nossa vida, através da observância fiel da Regra de São Francisco de Assis, como resposta ao chamado de retorno às fontes, proposta do Concílio Vaticano II, entendendo a fidelidade à Regra como esforço generoso para manter e recuperar os valores franciscanos, mantendo-nos em contínua e progressiva renovação. Característica específica nossa é a missionariedade.

FRADES – Vivemos como irmãos numa vida de oração e trabalhos comunitários e pastorais.

MENORES – queremos ser simples e pobres conforme o ideal deixado por São Francisco em obediência à Igreja.

MISSIONÁRIOS – Disponibilidade em servir dentro e fora das fraternidades, espelhando o amor de Deus, do jeito de São Francisco.

GOVERNO GERAL
Ministro Geral: Frei Vilson Lagni (tel. 42 3228 0082)
Vigário Geral: Frei Gabriel de Moura Lima / 2º Conselheiro: Frei Ailton Santos de Castro / 3º Conselheiro: Frei Levi Jones Botke / 4º Conselheiro: Frei Alderico Machado Noleto.