Congregação das Irmãs Divina Providência

QUEM SOMOS

Somos as Irmãs da Divina Providência, Congregação fundada em 1842, em St’Mauritz, Münster, Alemanha. O Fundador foi um Sacerdote Diocesano, Pe. Eduardo Michelis, homem inteligente, culto, sensível às questões da injustiça social. Por motivos político/religiosos havia sido preso juntamente com seu Bispo. Liberto da prisão tomou a decisão de fundar um Lar para crianças abandonadas a fim de dar-lhes condições de vida digna. Contou para isto com a ajuda de vários amigos, especialmente o Pe. Spiegel, como também com doações de Damas de Caridade.
Para concretizar seu plano, com muita fé na Divina Providência, buscou colaboradoras e deu ao grupo de moças que se ofereceram para esta atividade, o nome de “Irmãs da Divina Providência”. Assim nasceu a Congregação que cresceu rapidamente. Sofreu seus primeiros reveses no “Kulturkamp”, quando as Irmãs foram expulsas da Alemanha. Buscaram abrigo na Holanda, que em breve se tornou Província florescente e grande incentivadora missionária. Terminada a Guerra, as Irmãs retornaram para Alemanha, retomando suas atividades. O Carisma da Congregação das Irmãs da Divina Providência, desde a sua fundação, estava alicerçado na Fé e na Confiança na Divina Providência e na dedicação ao trabalho com crianças órfãs.
Expansão das Irmãs da Divina Providência na AL
A Congregação enviou suas primeiras Irmãs ao Brasil no ano de 1895, no pedido dos imigrantes alemães do Estado de Santa Catarina para atenderem as necessidades na área da educação e da saúde. Iniciaram suas atividades em Tubarão e Blumenau. A seguir passaram para Florianópolis, onde foi fundado o Colégio Coração de Jesus onde se formou a grande maioria das Irmãs da Divina Providência. Em 1906 passou a ser a Casa Provincial da primeira Província da Congregação.
No Paraná, a primeira fundação aconteceu no ano de 1903, na cidade de Curitiba. Depois foi assumido Rio Negro. A presença das Irmãs da Divina Providência é muito expressiva no Estado do Paraná.
Em 1918, Irmãs foram para o Estado do Rio Grande Sul, onde iniciaram suas atividades em Pelotas e depois em Porto Alegre. No ano de 1941, foi fundado o Colégio São Miguel de Arroio do Meio que se tornou centro de formação e de irradiação para abertura de outras Comunidades do Rio Grande do Sul, no Oeste de Santa Catarina e Paraná.
A pedido da CNBB foram abertas frentes missionárias no Mato Grosso, em Minas Gerais, no Acre e no Nordeste do Brasil. Cada nova abertura representou um passo dado no “escuro”, mas com muita fé e coragem. A Providência Divina as conduziu em toda parte e as iniciativas prosperaram.
Em 1988 foram abertas novas frentes missionárias no Maranhão e em Manaus, depois ainda foi assumido Rondônia e Pará. As Irmãs da Divina Providência também assumiram frentes missionárias fora das fronteiras do Brasil, estendendo suas atividades para o Paraguai e para Bolívia.
Na AL, as Irmãs da Divina Providência estão organizadas em cinco Províncias e três Regiões:
Província do Coração de Jesus – com sede em Florianópolis/SC
Província Coração de Maria – com sede em Porto Alegre/RS
Província Santíssima Trindade – com sede em Curitiba/PR
Província Espírito Santo – com sede em Cuiabá/MT
Província Nossa Senhora da Providência – com sede em São Miguel do Oeste/SC
Região Divina Providência – com sede em Lajeado/RS
Região Eduardo Michelis – com sede em Olinda/PE
Região Mineira – com sede em Montes Claros/MG
A sede geral da Congregação continua na cidade de Münster, na Alemanha. A Coordenação Geral é eleita por ocasião dos Capítulos Gerais que se sucedem de 5 em 5 anos. Os últimos dois Capítulos aconteceram na Casa Provincial da Província Santíssima Trindade, em Curitiba.

MISSÃO
O carisma congregacional - herança recebida da comunidade fundadora – nós o assumimos hoje como missão de testemunhar a todas as pessoas, especialmente às mais pobres, a esperança cristã e o amor de Deus (cf. Constituições no. 1). Desde o Capítulo Geral de 1988, nós o atualizamos na Opção Congregacional assim formulada: “Interpeladas pelo grito de nossos irmãos e irmãs, oprimidos em sua dignidade humana, e impulsionadas pelo Deus vivo, queremos, como Irmãs da Divina Providência, comprometer-nos profética e solidariamente com eles e elas, em busca da libertação”.