Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Vida Consagrada

Congregação dos Frades Menores Missionários, FMM

 

SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

Animados pela causa missionária é que os freis da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) do Rio Grande do Sul decidiram em meados da década de 1970 iniciar uma nova fraternidade missionária com objetivo do retorno às fontes cristãs e franciscanas. A congregação é um ramo de inspiração divina dentro da família franciscana que nutre sincero e firme desejo de entender e observar de maneira perfeita, integral e simples o evangelho, fazendo de Jesus, o centro da vida, através da observância fiel da regra de São Francisco de Assis, como resposta ao chamado de retorno às fontes, proposta do Concílio Vaticano II, entendendo a fidelidade à regra como esforço generoso para manter e recuperar os valores franciscanos, mantendo-se em contínua e progressiva renovação.
São chamados de frades por viverem como irmãos numa vida de oração e trabalhos comunitários e pastorais. São denominados de menores por quererem ser simples e pobres conforme o ideal deixado por São Francisco em obediência à Igreja. São definidos como missionários, por terem disponibilidade em servir dentro e fora das fraternidades, espelhando o amor de Deus, do jeito de São Francisco. No decreto de aprovação das constituições Dom Geraldo M. Pellanda expressou: ciente de vosso sincero esforço de retornar às fontes franciscanas vemos nas presentes Constituições normas seguras para a conquista do ideal que vos propusestes. (Ponta Grossa 15 de agosto de 1980). Os Padres Missionários de São Francisco como eram chamados, com a aprovação das constituições, receberam nome novo e definitivo: Frades menores missionários (FMM).
Fixaram residência em Toledo no ano de 1973, com ajuda da comunidade local e começaram as atividades pastorais e missionárias no território da Paróquia Menino Deus.
No dia 3 de março de 1974 com uma celebração eucarística presidida por Dom Armando Cirio, assumiu como pároco da Paróquia Menino Deus, frei Alceu Richetti e como padre cooperador frei Edmundo Costella e, naquela ocasião ainda, encontravam-se presentes frei Celestino Dotti, superior geral do Instituto dos Frades Menores Missionários e também frei Irineu Costella que começou a organização para construção do Seminário Nossa Senhora de Fátima no mesmo terreno da Igreja Matriz para admissão de vocacionados ao seminário.
Em 28 de julho de 1974 com a presença de Dom Armando Cirio, então bispo de Toledo e Dom Geraldo Pellanda, então bispo de Ponta Grossa, foi inaugurado o seminário com capacidade para 30 seminaristas, sendo reitor frei Irineu Costella. Após breve período de existência do seminário, houve a necessidade de um espaço maior para acolher os seminaristas e a partir disso, houve uma empenhada investida na construção de um novo seminário em outro local. Aos oito dias do mês de julho de 1975 iniciaram uma campanha para construção com benfeitores zelosos e confiantes, como por exemplo, o senhor Ivo Welter, que doou o terreno para o novo investimento. A comissão para a campanha ficou composta pelos membros: Ivo Welter (presidente), Tarcísio Herkert (tesoureiro), Albino Coraza Neto (secretário), e frei Irineu Costella, também auxiliaram como conselheiros na comissão: Joaquim Prozza, Hermes de Césaro, Julio Balcevinez, João Leonardi e Nelson Gatto.
O padre Bernardo Walter, vigário geral da Diocese, na ocasião solicitou colaboração da Alemanha. A Ata de fundação do novo seminário com anexo a escola com formação seminarística, data de nove de maio de 1976 e consta a realização de uma assembleia com autoridades estaduais, municipais, estando presente o prefeito Wilson Carlos Kuhn e autoridade eclesial, com a presença de Dom Armando Cirio, além de sacerdotes e freis missionários com o superior geral frei Celestino. O seminário-escola teve como objetivo ensino seminarístico, ou seja, 5ª a 8ª série e oferecia experiências de iniciação humanística e prática destinadas a substituir a base para ensinos ulteriores de preparação para a universidade. O seminário-escola teve como primeiro diretor Syro Severino Ferreto (frei Eusébio Ferreto).
Somente em 2 de fevereiro de 1977 foi implantado o ensino de primeiro grau.
Do ano de 1979 até 2001 o colégio chamava-se Escola Nossa Senhora de Fátima Ensino de 1º Grau. Teve como primeiro seminarista (registrado) Nilton Tadashi Hagi, da cidade de Assis Chateaubriand. O seminário ganhou o nome de Nossa Senhora de Fátima sendo assim a padroeira e, pelo destaque da Virgem de Fátima e devoção do povo, a avenida em frente à casa de formação recebeu também o mesmo nome. Em 22 de maio de 1986 por ocasião da visita pastoral na Paróquia de Dom Geraldo Magella Agnelo, então bispo de Toledo, na visita ao seminário dirigiu palavras de ânimo aos seminaristas para viverem os grandes ideais de São Francisco de Assis. Frei Edmundo Costella ficou apenas como diretor substituto por alguns meses em 1980. Em 22 de maio de 2001 entrou em vigor o Ensino Médio sendo então o diretor Francisco Antonio Rauber. No mesmo ano foi nomeada Lurdes Maria Caleffi Tomelin, como secretária do estabelecimento.
Em 2006 frei Levi Jones Botke foi nomeado diretor e no mesmo ano deu-se início ao processo de cessação de todos os cursos do mesmo. Em 2007 ocorreu a cessação definitiva.
Atualmente o seminário realiza o específico, ou seja, acolhendo novas vocações e preparando-as para a vida humana, religiosa e sacerdotal.
Anexo ao seminário está o convento Nossa Senhora de Fátima. No seminário sempre conviveram frades que levaram a cabo a vida de piedade e oração bem como realizaram celebrações eucarísticas e ainda administraram sacramentos, tais como: Unção dos Enfermos e Confissões.
Com frequência, fiéis buscam conselhos e bênçãos. Já passaram pelo seminário: Frei Eusébio Ferreto (reitor), frei Alceu Richeti, frei Edmundo Costella, frei Justino Dotti, frei Irineu Costella (reitor), frei Bruno Fardo, frei Gaspar Zonta, frei Manoel, frei João Fracasso, frei Vonibaldo Freder, frei Afonso, frei Adilvo Folch, frei Mauro Pasinato, frei Geraldo, frei Itacir Fontana (reitor), frei João Brolini, frei Dirceu Brolini, frei Agostinho Schmitt, frei Ademir Fontana, frei Mauricio Nestor Michellon, frei Joélsio Luis Vasselai, frei Osni Dombroski, frei Levi Jones Botke (reitor), frei Ailton de Castro, frei Luiz Fiorentin, frei Gabriel M. Lima, frei Vilson Lagni, frei João Peters, frei Milton Beigue, frei Margon Maykon Milleo, frei Roberto Mauro Bührer. Atualmente o seminário conta com cinco frades: Frei Levi Jones Botke, frei Ivan Luiz Nava (já foi reitor), frei Ernani Tiago Alves, frei Dimas Solda, frei João Carlos Mello Cavalheiro que é o atual reitor.
Os seminaristas que passaram pelo seminário foram 614 e em 2008 são: Maykon Dutini Gilabel, Murilo Sansana, Uesle de Paula Suvinski, Renato Junior Machado, Dimas Swiech Rodrigues da Rocha, Leandro Luiz Fischer, Anderson José Junges Vacari.
O carisma franciscano impregnado na vida dos frades é sinalizado pelos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência os quais são a base e fortaleza da vida religiosa. Assim, a dinâmica de vida dos Frades Menores Missionários no seminário é de contínua busca em se realizar em Deus através do conviver comunitário, bem como através de trabalhos internos e externos e ainda, da regular vida de oração: Celebração do ofício divino, eucaristia e atos de piedade.
Em companhia, os seminaristas somam na convivência, o assíduo estudo (Ensino Médio), formações, trabalhos comunitários, orações, recreações e outras atividades. A vida cotidiana dos frades e seminaristas é assistida pelos benfeitores que continuamente auxiliam com benefícios materiais e espirituais, pois o seminário se mantém através do auxílio prestado pela comunidade local bem com de doações da mesma. Atualmente a congregação dispõe na Internet blogs, www.fmmissionarios.blogspot.com e http://fotos-fmm.blogspot.com; Orkut: frades missionários e MSN: fmmissionarios@hotmail.com, para contatos vocacionais.

Congregação dos Frades Menores Missionários (FMM)

R. Nossa Senhora de Fátima, 1919 - Jd. Porto Alegre
Caixa Postal 264 - 85.906-230 - TOLEDO - PR
Fone: (45) 3378-1505
E-mail: sav-fmm@hotmail.com