Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Vida Consagrada

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - (FCSUP)

 

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

 

Dirigido pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, o Colégio Vicentino Incomar foi fundado em fevereiro de 1948, antes mesmo da criação do município.
Foi a primeira escola de Toledo, permanecendo por muitos anos como única escola na localidade. As primeiras irmãs foram: Irmã Lúcia Mikosz, irmã Verônica Sawtczuk e irmã Elia Bassani, que iniciaram os trabalhos na região.
A chegada das irmãs Filhas da Caridade foi saudada pelo povo com muita alegria. Meses depois a Escola iniciava seu internato para meninos e meninas. Além de professoras, as irmãs eram enfermeiras, catequistas, costureiras do novo povoado.
As próprias irmãs iniciaram a construção da primeira escola de Toledo, fazendo as prateleiras, as mesas e bancos das salas de aula, com a ajuda prestimosa do senhor Ivo Welter e Oldemar Bueno, moradores conceituados no meio social toledano.
Com o passar do tempo, a atuação das irmãs trouxe a Toledo e à região uma das melhores respostas ao ensino.
A escolinha de madeira bruta, dos primeiros tempos, deu lugar a um grande prédio, orgulho do ensino toledano, frequentando então mais de mil alunos.
Por volta de 1961, por iniciativa de irmã Verônica Sawtzuk, surgiu o ginásio feminino “Imaculado Coração de Maria”. Com o ginásio, sentiu-se a necessidade de mais professoras, com sólida formação cultural e religiosa, para que as crianças fossem preparadas para cursarem o ginasial, atendendo às exigências da época.
Com o mesmo objetivo, as irmãs criaram a Escola Normal Imaculado Coração de Maria, que funcionou com êxito por muito tempo.
No ano 2008 o colégio comemora o Jubileu de Diamante com muita festa e alegria de todos, dando graças a Deus por todos os que contribuíram para o crescimento cada vez maior desta Instituição. Aproximadamente 38.000 estudantes já passaram pelo Colégio Vicentino Incomar.

60 anos de história:
A história foi construída com muito esforço, dedicação e acima de tudo, mobilizada pela esperança de construir um mundo melhor, onde as pessoas, através da educação, possam ter subsídios mais sólidos para realizarem seus sonhos.
Um sonho, depois um projeto, que tinha como objetivo inicial ajudar a sociedade toledana na educação de seu povo. Com o rápido crescimento do pequeno povoado, por volta de 1947, a pequena localidade em torno do Arroio Toledo, já podia contar com número maior de casas, um hotel, uma igreja, escritório da colonizadora Maripá e uma escolinha. A escolinha era o Colégio Vicentino Incomar, que iniciou suas atividades no ano seguinte, data na qual os moradores também comemoraram a instalação do primeiro gerador de energia movido a diesel que viria a substituir as lamparinas. Em 1948 comemorou-se o primeiro ano da instituição de ensino.
Era um projeto que estava dando certo, graças ao empenho das Filhas da Caridade, que dedicavam suas vidas em prol de um ideal religioso e educativo, baseado nos ensinamentos de São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marillac, fundadores da Congregação Vicentina, que tinham como missão educar. Contava com o apoio da comunidade que mantinha o Colégio com trabalho e produtos agrícolas, repassados ao mesmo, em forma de troca pelas aulas e internato dos alunos.
A partir de 1965 entrou em funcionamento o primeiro Curso Normal Colegial do município, visando a preparação dos futuros professores. E nova conquista deu-se 1972 com a abertura de turmas para o pré-escolar. Todas essas conquistas mostravam que a missão de educar, se efetivava a cada ano com muita força e determinação, trazendo para a história, um lema registrado: “Só com amor se move a vida”. Assim como as pérolas que com o movimento de diferentes elementos, transforma-se em um produto valioso, a história do Incomar era construída já com muitas conquistas, também mostrava lentamente suas pérolas.
Em 1998 foram comemorados 50 anos de muitas renúncias, alegrias e conquistas, que sempre foram mobilizadas, pelo ideal de Educar e sabendo disso, passou-se por mudanças significativas, que foram acompanhadas pelas irmãs e funcionários que abraçaram a missão da Educação Vicentina. Buscou-se aprimorar e adequar as instalações, acompanhando a evolução tecnológica, solidificando o saber no exemplo oferecido por Jesus Cristo e aprofundando-o em correntes que sustentavam ainda mais a Educação. Foi o ano de luzes, de brilho e de manifestação de conquistas, que apresentaram mudanças para que se pudesse estabelecer e acompanhar cada vez mais o avanço da sociedade toledana.
Sessenta anos, uma história de muita vida, que só tem sentido porque foi edificada com bases humanitárias e com objetivo de construir cidadãos capazes de se sentirem inteiros na sua intelectualidade, espiritualidade e com ferramentas para conseguirem realizar sonhos.
Hoje conta com aproximadamente 1400 estudantes. O Colégio Incomar completa neste ano seis décadas de atuação no Oeste do Paraná, onde foi pioneiro, com início das atividades antes mesmo da emancipação política e econômica do município de Toledo.
O Colégio Incomar é a soma do trabalho das Irmãs, dos primeiros moradores e demais trabalhadores que atuam até os dias de hoje, aliados ao apoio e respeito recebidos da comunidade toledana.

Objetivos do colégio:
A Educação Vicentina do Colégio Vicentino Incomar, tem como objetivos a promoção de uma educação de qualidade, formativa e informativa, contextualizada, que garanta os aspectos intelectual, científico, físico, espiritual, social, popular e afetivo. Faz parte das metas da escola desenvolver uma educação evangélico-libertadora norteada por uma pedagogia dialógica tendo em vista a formação de um cidadão efetivo.
Entre outros objetivos estão o comprometimento da comunidade educativa em ações que concretizem o carisma vicentino tendo em vista a dignidade humana bem como o desenvolvimento da Pastoral Escolar Vicentina seguindo os princípios da justiça e a solidariedade.
O colégio visa ainda favorecer à comunidade educativa uma vida de comunhão e diálogo, na alegria e promover gestos de ternura, paz e reconciliação, através do amor mútuo, respeito e amizade.
Faz parte da ação do colégio a valorização dos dons e qualidades de todos, visando o crescimento pessoal e coletivo da comunidade educativa e o resgate e afirmação da identidade vicentina em todos os segmentos. Outro objetivo é o auxílio no amadurecimento da fé, acompanhando o seu processo de crescimento e a aceitação do diferente e as limitações humanas, visando sempre o crescimento e o bem comum. A mística da congregação consiste na contemplação de Jesus Cristo na pessoa do Pobre. Deus chamou e reuniu as Filhas da Caridade para honrar Nosso Senhor Jesus Cristo como fonte e modelo de toda caridade, servindo-O corporal e espiritualmente na pessoa dos pobres.

Metas da educação vicentina:
Entre as metas da educação vicentina está a elaboração de projetos de cunho educativo, social, cultural, espiritual e esportivo, bem como o aprofundamento do estudo e a vivência de valores humanos. Outras metas são a conscientização da comunidade educativa quanto à importância da atitude pessoal na preservação e conservação do meio ambiente e a dinamização do Serviço da Pastoral Escolar Vicentina, procurando adequar a legislação em vigor, sempre que necessário, da Ação Pastoral.

Ação da instituição:
As Filhas da Caridade formam uma companhia reconhecida pela Igreja sob o nome de Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, servas dos pobres. A companhia participa da missão universal de salvação da Igreja, conforme o carisma dos fundadores, São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marillac, cuja finalidade principal é ministrar educação formal e informal, de acordo com as leis vigentes, sob a inspiração dos valores e princípios cristãos, ofertando a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). Sendo que os membros do Colégio colaboram atuando nas pastorais e liturgia da Igreja local.
Hoje, como ontem, a Escola Vicentina se compromete a construir um ensino de qualidade, em equipe, onde a justiça e a solidariedade construam a paz. Fazendo presente a Boa Nova do Evangelho, com uma particular predileção pelos mais pobres, garantem o resgate da dignidade humana, aos marginalizados pela sociedade competitiva e injusta.
O ser humano muitas vezes passa a ver os fatos e ações, a situações incomuns e até desumanas, como normais, causando a indiferença diante dos problemas da sociedade. Como consequência o apelo aos valores está atualmente ecoando em todo o mundo, pelos educadores, pais e até mesmo crianças, que estão sendo afetados com a violência e a falta de coesão social.
Entre os desafios atuais está a formação religiosa dos docentes e funcionários, a harmonização dos estudantes com a estrutura fragilizada das famílias e a vivência das virtudes de humildade, caridade e simplicidade. Fazem parte ainda dos desafios atuais a escassez de vocações à vida religiosa e a efetivação da continuidade aos objetivos propostos.

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

Ir. Luiza Menin   D.N.: 03/12/40

E-mail: asvpaulo@asvpaulo.org.br

Coordenadora das Irmãs:

Ir. Isabel Castagnara  D.N.: 28/05/44

E-mail: isabel@filhasdacaridade.com.br

Rua 7 de Setembro, 634 - Centro - Caixa P. 87

85.900-220 - TOLEDO - PR

Fone - Ação Social: (45) 3252-3895

Fone - Comunidade: (45) 3278-1164