Vida Consagrada

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Casa Irmã Estanislava Perz

No dia 19 de agosto de 1994, no Centro Comunitário de São Vicente de Paulo, na Vila Boa Esperança, houve a celebração da acolhida das Irmãs na Comunidade Paroquial São Pedro e São Paulo. As 9h30 foi celebrada a missa pelo então bispo, Dom Lúcio Ignácio Baumgaetner, e pelos padres Aloyzio André Kasper e Adelino Baungaetner, irmão do Dom Lúcio. Na ocasião estiveram presentes representantes das comunidades de São Pedro e São Paulo, São José Operário e comunidade local. Igualmente marcaram presença, Irmã Therezinha Remonatto – Provincial das Filhas da Caridade da Província de Curitiba, Irmã Tereza Helena Barbosa Conselheira Provincial, as Irmãs do Colégio Imaculado Coração de Maria – Toledo as Irmãs de Foz de Iguaçu e de Cascavel.
Foi lido o termo de instalação da Comunidade “Irmã Estanislava Perz” perante numerosa assembleia, reafirmando o compromisso das Irmãs com o povo, nestes termos: Instalação da Comunidade “Irmã Estanislava Perz”. Aos que esta nossa Instalação virem, saudação, paz e benção em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Conforme solicitação do pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo foi oficialmente instalado a Comunidade das Irmãs “Filhas da Caridade” da Província da Curitiba, na Paróquia de São Pedro e São Paulo para realizarem um trabalho pastoral junto às famílias da Comunidade Paroquial fixando residência no local.
Após a leitura do termo de instalação da comunidade, outro acontecimento surpreendeu a todos: a leitura do ato de denominação do padroeiro do centro comunitário, São Vicente de Paulo, escolhido pelo povo e oficializado por Dom Lúcio nestes termos: “Atendendo a solicitação da comunidade de Vila Boa Esperança feita pelo seu reverendíssimo pároco padre Aluysio André Kasper, de oficializar e constituir padroeiro da comunidade. Pelo presente ato oficializamos e constituímos Padroeiro da Vila Boa Esperança de Toledo a São Vicente de Paulo, exemplo de virtude e doação generosa pelos menos favorecidos e mais necessitados. Seja-lhe prestada a devida honra, invocado e imitado em suas virtudes”.
Dom Lúcio em sua homilia reafirmou o compromisso das irmãs em ser o sinal da bondade de Deus, ser presença da caridade de São Vicente de Paulo no meio deste povo, os mais desfavorecidos. A Liturgia foi preparada pelas três comunidades. Ao final da celebração, padre André convocou a comunidade a continuar a caminhada agora contando com a presença, e orientação e apoio das irmãs. Agradeceu a Dom Lúcio, a irmã Therezinha e ao povo da comunidade por terem contribuído para que se concretizasse essa realização. A irmã Therezinha Provincial da congregação falou em nome de todos e agradeceu a presença e a oportunidade que foi proporcionada para que as três irmãs pudessem estar aí para caminhar com a comunidade paroquial.
O significado da escolha do nome: escolhemos para nossa pequena comunidade o nome de Estanislava Perz numa homenagem aquela que se dedicou como missionária na Província de Curitiba, que neste ano celebra 80 anos de chegada das primeiras Irmãs, pioneiras desta missão. Ir. Estanislava foi a 1º visitadora da Província, prestando este serviço durante 16 anos. Fazendo memória da sua vida, tornamos presente sua bondade, e seu carinho pelos pobres e pelas Irmãs. Prestando-lhe homenagem, dedicamos-lhe esta fundação. Vemos assim concretizado o pedido do povo de ter em seu meio as Filhas da Caridade.
A construção da Casa das Irmãs foi em forma de mutirão, onde os operários doaram parte de seu tempo na construção da casa das Irmãs. A caminhada continuou por 17 anos. Em março de 2001 foi realizada mais uma grande avaliação das atividades e do trabalho dos leigos nas pastorais e outras atividades e verificou-se que chegou a hora de mudanças. Em diálogo com a Provincial e o Conselho foi decidido mudar para uma comunidade mais pobre e necessitada do trabalho das irmãs, sendo que hoje elas estão instaladas no Jardim Bela Vista, área ainda muito carente, de onde facilmente podem atender as três comunidades mais pobre e sem recursos e com pouca participação do povo o que preocupa a Paróquia.
Entre os trabalhos realizados pelas Irmãs na Paróquia São Pedro e São Paulo estão à assessoria às pastorais e movimentos existentes na comunidade, atuação no Conselho Municipal de Saúde, Conselho da Comunidade, Projeto Oikos e na pastoral carcerária diocesana.

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - (FCSVP)

Ir. Adiles Jovina Zangrande             D.N.: 08/07/44

Rua Marques de Pombal, 927 - Bela Vista