Vida Consagrada

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Ação Social

Finalidade: A Ação Social tem por princípio cumprir e atender às demandas de proteção e promoção vindas e/ou sentidas das crianças e adolescentes do município de Toledo.

Convocadas a seguir por este caminho de servir Jesus Cristo na pessoa do pobre, levando-lhes calor humano, bondade, compreensão, socorro material e espiritual, atenção, respeito, e imbuídas da mística Vicentina que brota da contemplação de Cristo Servidor dos pobres, que em 1961 as Filhas da Caridade iniciaram as atividades de formação e educação de famílias de baixa renda, responsabilidade assumida por irmã Luiza Menin. As ações davam-se na sede do Instituto Imaculado Coração de Maria (Incomar).
Além do atendimento às necessidades básicas das famílias, eram proporcionadas palestras educativas e orientação por equipe de voluntários que se formavam conjuntamente ao trabalho. Oferecendo cursos de alfabetização, culinária, tecelagem, artesanato e outros. Surgiu a creche, paralelo aos cursos onde as mães podiam trazer seus filhos de 0 a 6 anos recebendo alimentação, recreação e educação pré-escolar. A pequena creche ainda funcionava no Colégio Incomar, mas já se identificava como Ação Social São Vicente de Paulo.
No ano de 1978, irmãs e voluntários começaram a refletir sobre a problemática que aumentava nas ruas da cidade, onde crianças e adolescentes na sua maioria do sexo masculino perambulavam sem assistência e sem orientação. Depois de discussões, encontros e a formação de um grupo de apoio, a Ação Social direcionou o seu trabalho para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, atendendo, de início, 60 meninos que realizavam atividades de cunho educacional, social e geração de renda para suas famílias, através do Clube do Engraxate, seguido posteriormente pelo Clube do Jornaleiro e do Guarda Mirim, entre outras atividades.
A sede própria, tão necessária, só começou a ser construída em 1982 com apoio da comunidade local, empresas públicas e privadas. A entidade passou a ter personalidade jurídica em 1982.
Em 1990, começou a funcionar a panificadora e confeitaria São Vicente de Paulo, em dependências adjuntas à entidade, que servia para a manutenção do programa de atendimento à criança e ao adolescente.
No ano 2000 a entidade reformou seu programa para manter-se em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); atendendo-os na sua totalidade. Os trabalhos de rua, vendedores, engraxates, jornaleiros e guarda-mirim foram extintos. Os meninos não desenvolviam mais nenhuma atividade relacionada ao trabalho remunerado, mais foram inseridos em atividades pedagógicas e cursos profissionalizantes respeitando as diferentes características e o crescimento intelectual, emocional e social.
Atualmente, a Ação Social São Vicente de Paulo, está vinculada à rede municipal prestadora de serviço sócio-assistencial de proteção social básica e especial – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Atende a criança e adolescente, do sexo masculino, na faixa etária de 7 a 17 anos, em situação de risco social e pessoal, oriundas de famílias vulnerabilizadas, tendo como meta 300 jovens, operando através do Programa Meninos de Futuro, que tem como objetivo: Oferecer, através de suas atividades de contra turno social, proteção, garantia e defesa dos direitos fundamentais à vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer e profissionalização. Essa rede de atendimento tem por princípio cumprir e atender às demandas de proteção e promoção vindas e/ou sentidas das crianças e adolescentes do município.
Nas suas ações são desenvolvidos vários projetos como: Sala de apoio; que incentiva o processo ensino aprendizagem, biblioteca, jogos pedagógicos, brinquedoteca, esportes, atividade manual: cursos de tapeçaria e pintura em tela; Música/coral, curso de violão, flauta, teclado e violino. Cursos profissionalizantes: Desenvolvimento Web e Arquitetônico (Auto CAD), informática básica, internet, e datilografia informatizada, panificação, eletricidade predial básico, corte e costura industrial.
A entidade conta com quatro irmãs e uma equipe multiprofissional que identifica as dificuldades e constrói propostas aos educandos e suas famílias através do atendimento do serviço social (visitas domiciliares), psicopedagógico e, psicológico. Saúde: oferece por meio de voluntários odontólogos e do poder público medidas de prevenção e atendimento a higiene bucal. No trabalho de refeitório, sob a orientação de nutricionista, são oferecidas às crianças, adolescente e funcionários lanches e almoço. Realiza-se também o projeto de geração de renda que consiste em propiciar a capacitação das famílias para melhoria de suas habilidades em cursos de corte e costura industrial, panificação e trabalhos manuais.
São 47 anos de ações que trazem como resultado humano a soma de atendimento de mais de 5.000 jovens. Estes jovens, unindo sua vontade de buscar melhorias e qualidade de vida, adquiriram conhecimentos de vida, desenvolveram potencialidades, amadureceram perante responsabilidades e atualmente, em sua maioria, com famílias constituídas, colaboram com seu esforço para o desenvolvimento da coletividade. A mística da contemplação de Cristo no pobre realizou e realiza ainda hoje, verdadeiros milagres.

Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo
Rua 7 de Setembro, 637 - Centro - Caixa Postal 87