O grande mistério de Deus-Trindade é amar a humanidade

Retomamos o Tempo Comum na Liturgia. Durante o Tempo Pascal, vivemos intensamente buscando renovar nossa fé no Cristo Ressuscitado para assumir com mais empenho nossa missão, na força do Espírito. Foi fundamental perceber em nossas vidas o plano amoroso de salvação do Pai: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único para salvar o mundo”.  E, agora, é o Espírito Santo que nos acompanha com sua ação renovadora. Hoje celebramos a festa da Santíssima Trindade, fundamento da nossa fé cristã. Portanto, esta é a festa da unidade de Deus. Nós cremos em um só Deus que se revela em três naturezas e pessoas.
Celebrar este mistério de Deus é aceitar o convite e deixar que Deus Trindade nos conduza. Jesus nos pegará pela mão e revelará que a Trindade é só amor, comunicação, que se revela comunidade-família perfeita e quer compartilhar com a humanidade este dom. Só conheceremos Deus, à medida que Ele se revela. O que sabemos e podemos experimentar é a proximidade de Deus que caminha conosco, orienta, ama, admoesta e se faz um de nós através de Jesus, o Filho amado, e que continua a agir no dinamismo do Espírito Santo.
Para iniciar o projeto de salvação da humanidade, Deus Trindade escolhe o caminho da encarnação do Filho. Deus Pai, Filho e Espírito Santo descem juntos ao encontro da humanidade. Deus Trindade torna-se um de nós assumindo nossa fragilidade, pequenez para nos levar até Ele: “Deus não enviou seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas que o mundo se salve por meio dele” (Jo 3,17).  Nunca conseguiremos expressar em palavras o que acontece na experiência de encontro entre Deus Uno e Trino e o ser humano. Este é um mistério profundo de Fé, onde só entramos através da contemplação e adoração, sem nunca esgotá-lo. Como Moisés diante da sarça ardente: “Não te aproximes. Tira as sandálias dos pés, porque o lugar que pisas é terreno sagrado” (Ex 3,5).
A experiência do amor e da ternura do Deus Uno e Trino nos faz mais humanos e misericordiosos com nossos irmãos. A espiritualidade, cuja fonte é a Trindade, norteou os passos de Jesus fazendo-o solidário com os mais pobres e sofredores e revelando o ser de Deus Pai. Com os seus discípulos Jesus quer formar uma família nova onde todos busquem “cumprir a vontade do Pai”.  Esta é a herança que quer deixar na terra: uma família de irmãos e irmãs a serviço dos sofredores e desamparados. Esta família será símbolo e germe de uma nova sociedade projetada pela Santíssima Trindade.
A melhor maneira de crer no Deus trinitário não é querer entender racionalmente como Ele é, mas seguir os passos de Jesus que viveu como Filho querido de um Deus Pai e que, movido por seu Espírito, dedicou-se a construir um mundo mais amável para todos (Pe. José Antônio Pagola). Por isso devemos repetir sempre a saudação de São Paulo, fazendo dela uma oração: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco”.