De graça recebestes, de graça deveis dar

“Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor” (Is 55,8). Este texto ajudar ler e compreender o conteúdo da liturgia deste domingo. Em todos os tempos, homens e instituições tentaram compreender e definir Deus a partir de conceitos humanos. Na história de Israel Deus acompanha a história do seu povo e se manifesta libertando-o da escravidão. Jesus salva a humanidade com seu gesto de amor, revelando a misericórdia do Pai. O amor de Deus é gratuito.

Na parábola encontramos um dono de vinha com uma colheita de uvas maduras que precisam ser colhidas. Encontramos também um grupo de diaristas à espera de trabalho. O proprietário os contrata e combina o valor da diária a ser paga no final do dia. A história começa inocentemente: os primeiros trabalhadores são contratados no início do dia e se dirigem para a vinha. Outros trabalhadores são contratados ao longo do dia e são enviados à vinha; o patrão promete pagar o que considerar justo, afinal ele é o dono! Todos concordam e aceitam o trabalho e as condições de pagamento. Alguns trabalham o dia inteiro, outros meio dia, outros ainda quatro horas. Há, contudo, um grupo que assumiu o trabalho no finalzinho do dia. No momento de receberem o pagamento da diária, o patrão começa pelos últimos, o que provoca revolta entre os que começam a trabalhar de madrugada, se julgam injustiçados e querem receber mais. O centro da parábola se encontra no versículo 15: Por acaso não o tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?

Para Deus não é decisiva a hora em que se respondeu ao seu chamado; o que é decisivo é acolher seu convite para trabalhar na vinha do Reino. Para Deus, não há tratamento “especial” para aqueles que estão há mais tempo no processo de seguimento. Muitos nasceram numa família de tradição religiosa e católica, outros se converterem em idade adulta e há aqueles que se deram conta da importância de Deus ao final de suas vidas. Para Deus sempre é possível assumir um caminho novo de salvação. Ele chama o tempo todo e se alguém ouvir e responder sim, este merece o amor e salvação de Deus. De nossa parte, deveríamos ficar felizes e não resmungar que temos mais direito. “Será que não tenho direito de fazer o que quero com o meu dinheiro?”. É difícil entender o modo de agir de Deus, por isso nos cabe somente adorá-lo e convencer-nos que Ele é diferente de nós, tem seu modo de agir e de pensar. Ele é Deus, é totalmente Outro. Deveríamos ser-lhe grato por isso.

Há lugar para todos no Reino de Deus. Não há trabalhadores de primeira e de segunda classe. O que há são homens e mulheres que ouviram e aceitaram o convite do Senhor – tarde ou cedo, não importa– e foram trabalhar na vinha. Na comunidade de Jesus, a idade, o tempo de serviço, a cor da pele, a posição social, a posição hierárquica, não servem para fundamentar qualquer tipo de privilégios ou qualquer superioridade sobre os outros irmãos. A medida é o serviço, a ministerialidade. Embora com funções diversas, todos são iguais em dignidade e todos devem ser acolhidos, amados e considerados de igual forma. Trabalhar na vinha do Senhor é graça que Ele nos concede para a nossa salvação!