Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Fé e Vida

Imediatamente deixaram tudo e seguiram Jesus

Estamos no 3º Domingo do Tempo Comum e acompanhamos os passos de Jesus na realização de sua missão. Vimos no domingo passado o chamado de dois discípulos narrado pelo evangelista João. Hoje Jesus apresenta o coração de sua mensagem e a razão de sua existência e missão: o Reino de Deus. Ele conta com a participação de todos para a construção deste Reino. Por isso continua reunindo e chamando mais discípulos. O texto de hoje nos coloca junto ao grande lago, denominado aqui, mar da Galileia. Os personagens são pescadores na lida e o protagonista é Jesus que passa, chama e eles “imediatamente, deixaram as redes e o seguiram”.

Jesus começa, precisamente, a construção do Reino de Deus convidando pessoas acolhimento da Boa Nova (“evangelho”). É a proposta de uma vida nova que implica em redimensionar a própria vida, transformando mentalidade e comportamentos. É colocar Deus nos centro de nossas vidas e, a partir dele, tentar viver um mundo novo de amor, paz e partilha, renunciando ao egoísmo, ao orgulho, à autossuficiência.

Depois de dizer qual a proposta inicial de Jesus, Marcos nos apresenta os primeiros discípulos. Pedro e André, Tiago e João são os primeiros a responder positivamente ao desafio do Reino, apresentado por Jesus. Isso significa que eles estão dispostos a mudar os seus esquemas de vida, colocando Deus em primeiro lugar e a acreditar na Boa Nova, aceitando o convite de Jesus.

Jesus toma a iniciativa e convoca pessoas concretas para participar da sua comunidade e do seu projeto salvador. Todos eles tem um nome, uma história de vida, profissão, família. Seu chamado é sempre firme, direto e radical.  Não prepara previamente, não explica nada, não dá nenhuma garantia e nem sequer se volta para ver se os convocados aderiram ao desafio. O convite não é para conhecer uma doutrina e depois repeti-la aos outros. É algo mais profundo e comprometedor. É um chamado para aderir à pessoa de Jesus, para fazer com Ele uma experiência de vida, para aprender com Ele a ser uma pessoa nova que vive no amor a Deus e aos irmãos. Esse convite exige uma resposta imediata, total e incondicional, que deve levar a colocar tudo o resto em segundo plano para seguir Jesus e para integrar a comunidade do Reino. É bonito ver no texto a reação dos discípulos: “E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram Jesus”. Pedro, André, Tiago e João não exigem garantias, não pedem tempo para pensar, não avaliam se vale a pena ou não. Ele simplesmente sentiram que ali estava o sentido de suas vidas.

Este chamado é para todos que acreditam em Jesus é são atraídos pelo seu modo de ser e de viver e querem formar uma comunidade. O seguimento de Jesus não é uma conquista. Somos nós os conquistados: ”Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. Deixando o pai no barco, puseram-se a seguir Jesus”.

Artigos Anteriores

Newsletter