Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão

Neste domingo continuamos num ambiente de missão. Na semana passada Jesus enviou os apóstolos às aldeias vizinhas com o objetivo de anunciar o Reino de Deus. Hoje acompanhamos o retorno deles e o momento em que relatam a Jesus tudo o que fizeram e ensinaram. Jesus percebe o cansaço deles e os convida para ir a um lugar reservado para descansar.

A intenção de Jesus é ajudar os apóstolos a compreender a missão que lhes está reservada, principalmente depois da morte e ressurreição de Jesus. O evangelista quer acentuar que a missão dos apóstolos está em estreita ligação com a missão de Jesus: o lugar é o mesmo (Galileia), o conteúdo também (o Reino de Deus). Será uma vida a serviço de todos!

Durante o trajeto acontece uma mudança nos planos porque uma grande multidão os seguia e eles deixam de lado tudo para atender à necessidade destas pessoas. Chama a atenção o carinho manifestado por Jesus tanto em relação aos apóstolos quando percebe que precisam descansar quanto à multidão que o procura e precisa de atenção: “Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”.

Jesus é apresentado como o bom pastor já anunciado pelos profetas, que se preocupa com suas ovelhas. Diante da necessidade das pessoas que o procuram, Jesus manifesta a bondade e a misericórdia de Deus partilhando o pão que permanece para sempre. Hoje o alimento é o ensinamento, a partilha da palavra, em outro momento será o pão que sacia a fome. São sinais que devem orientar nossa conduta de pastores, de comunidade que se alimenta continuamente do pão da palavra e do pão da eucaristia e que nos coloca em condições de ser enviados em missão para atender as necessidades de quem sofre e precisa de atenção e misericórdia.

O pastor indicava alguém que acompanha o povo na direção de Deus. Pastorear é aproximar-se das pessoas e conduzi-las a Deus; o pastor é um facilitador deste encontro. É uma tarefa que fomenta a comunhão entre Deus e seu povo e das pessoas entre si. É o que faz Jesus quando percebe que a multidão que o seguia precisava de orientação e ele mostra o caminho de Deus sendo guia e acompanhante. A missão dos apóstolos será a mesma. A nossa missão de batizados também é a mesma.

Todo batizado é mediador entre Deus e a humanidade. Ajudar a pessoas a encontrar este caminho é tarefa de todos e todas, por isso mesmo nosso trabalho é chamado de pastoral, o pastor que cuida, protege e mostra o caminho. Esta tarefa pastoral, para que realmente produza os frutos que Deus espera, deve ser motivada pela misericórdia e compaixão. Sem estes valores corremos o risco de apresentar nossa própria vontade e interesses e deixar Deus de lado. Para ser verdadeiros pastores temos que tentar entender a vida dos outros, colocar-se em seu lugar, demonstrar que estamos unidos em um só coração e que o bem de nossos irmãos é essencial para nós.