Assunção de Nossa Senhora: um grande sinal para a Igreja e humanidade

O dogma da Assunção de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio XII no dia 01 de novembro de 1950 e exprime o último dom que Cristo quer dar à Sua Mãe, como se quisesse agradecê-la por sua inteira disponibilidade em colaborar com Ele na obra da glorificação de Deus e na redenção da humanidade. O privilégio que é dado à Maria com a Assunção ao céu revela que Deus quer antecipar o que acontecerá com todos aqueles que creem em Jesus Cristo e o seguem de perto, procurando realizar aqui e agora o Reino de Deus. Maria foi acolhida no céu porque acreditou e fez de sua vida uma doação a Deus e a seu projeto de salvação.

O cântico de Maria descreve o que Deus tinha programado desde a criação da humanidade. Projeto que se realiza aos poucos e conta com a participação de homens e mulheres de fé: Maria aceitou esta missão; a Igreja a realiza e cada um de nós coopera com o desígnio salvador de Deus.

Maria é uma mulher de fé. A primeira seguidora de Jesus. Ela soube meditar em seu coração os fatos e as palavras de seu Filho. É a profetiza que canta que Deus exalta os pobres e que sua misericórdia chega a todas as gerações e a todos os povos que o respeitam. É a mãe fiel que permanece junto de seu Filho, perseguido, condenado e executado na cruz. Reunida no cenáculo com os discípulos, ela é testemunha de Cristo ressuscitado: acolhe o Espírito Santo que acompanhará sempre a Igreja de Jesus.

Nesta festa tomamos consciência que Cristo ressuscitou e que também Maria foi elevada aos céus pela misericórdia de Deus. Ela soube como ninguém acolher a salvação que lhe foi oferecida pelo próprio Filho e alcançou a vida eterna. Sofreu junto da cruz a injustiça e a dor de perder seu Filho, partilhou conosco a possibilidade de todos serem salvos e viverem a vida em plenitude se acreditarem que Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Ela nos convida a caminhar na vida com esperança.

A Assunção de Maria é uma festa que reforça nossa esperança: existe salvação para a humanidade! A ressurreição nos é garantida em Jesus Cristo e antecipada em Maria pelo presente que Deus lhe concede.

Por isso neste dia a Igreja do Brasil celebra a vocação de todos os religiosos e religiosas. Mulheres e homens que colocam o Ressuscitado no centro de suas vidas e o seguem de perto no amor a Deus e e aos irmãos e irmãs. Hoje, mais do que nunca, é uma vocação necessária para o mundo porque elas e eles sinalizam que existe este modo todo especial de viver uma vida de alegria seguindo os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência em uma vida de comunidade. Num mundo tão marcado pelo hedonismo, egoísmo, individualismo vemos estes exemplos de vida e de doação.

Que Maria, modelo dos seguidores de Jesus, acompanhe com sua proteção e carinho todas as religiosas e religiosos de nossa Diocese. Obrigado pelo bem que fazem e o testemunho de amor que oferecem no meio de nossas comunidades.