Brasão Episcopal

POSSE - TOLEDO - 08/08/2013

BRASÃO EPISCOPAL

Descrição heráldica:
Escudo francês moderno. No seu campo principal, em vermelho, duas alianças entrelaçadas, em ouro; cada uma contém uma flor-de-lis de prata no centro. Em chefe, de azul, quatro estrelas em ouro e uma em azul, no centro da cruz. Dominando tudo está a cruz em ouro, fazendo a junção dos dois campos, vermelho e azul.

Simbologia:
No brasão episcopal a cor azul indica a contemplação e íntima comunhão com Deus. A cruz de ouro representa o sacrifício de Cristo que deu a vida por nós e nos aponta o caminho do céu. A estrela, em azul, representa Maria que gerou Jesus. O conjunto das cinco estrelas simboliza a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus a qual pertence o Bispo e indicam também a vitória do Ressuscitado. As flores- de-lis entrelaças por duas alianças representam os esponsais de Maria Santíssima com São José, patronos da Congregação estigmatina e exemplos de fidelidade ao projeto salvador do Pai. A cor vermelha traz a ideia da ação que nasce da contemplação e do sangue de Cristo derramado pela humanidade.

O lema “O amor de Cristo nos impele” é o grande ideal escolhido por Dom João Carlos para dirigir e orientar seu ministério episcopal. Ele é a citação de 2Cor 5, 14. Segundo São Paulo a experiência do amor de Cristo nos impele a devotar toda a nossa vida a Ele numa atitude de seguimento na dedicação aos irmãos e irmãs.