Centros de Formação

Centro de Formação Instituto São João Paulo ll

O Instituto João Paulo II foi idealizado e sua construção incentivada pelo segundo bispo de Toledo, D. Geraldo Magella Agnelo. O início da construção da obra se deu em 09 de maio de 1982 no terreno de 36.000 m2 doado por Eugênio Piazza, totalizando 3.455m2 de construções. A obra tem como justificativa primeira oferecer espaço formativo para a liderança da Diocese, atendendo as novas exigências do Concílio Vaticano II. Tradicionalmente se afirma que este empreendimento é uma obra destinada à formação dos leigos, onde sua construção teve à frente uma comissão de leigos comprometidos, os quais levaram adiante a administração do projeto até os dias de hoje.
   A primeira equipe convocada por Dom Geraldo para pensar o projeto foi constituída por doze pessoas: Lino Pizzato, Darci Zem, Silveira Cordeiro da Silva, Reinaldo Comin, Evaldo Martins, Oziel F. Patetucci, Herol V. T. Campos; José Simione; Romeu Simon; Urbino F. Carvalho, Eugênio; Saldi Keffer. A Sadia, empresa toledana, colaborou com todos os projetos, assistência técnica e a manutenção de quatro funcionários por dois anos. O poder municipal de Toledo esteve presente na construção da obra com doações de pedra, cimento e manutenção de quatro funcionários por três anos.
   Para dar início às obras, no dia 26 de outubro de 1981, na sede social da Catedral Cristo Rei, Dom Geraldo confirmou a constituição da comissão de construção da obra: Presidente: José Simioni; Vice-presidente: Silveira Cordeiro da Silva; Tesoureiro: Lélio Silva; 2º Tesoureiro: Darci Zem; Secretário: Oziel Ferdinando Patitucci; 2º Secretário: Dilceu Sperafico. Comissão de patrimônio: Lino Pizzato, Eudes Campagnolo; Ancelmo Cogo; Eloy Genari. Comissão de arrecadação: João Schiavini, Nelson Genari, Reinaldo Comin, Ivo Welter, João Leonardi, Meinolfo Heiss. Comissão de promoções: Valdemar Dalla Vechia, Ari A. Moscheta, Victor Beal, Romeu Simon, Hélio Luz. Comissão de Divulgação: Euclécio Manosso, Jaime Zeni, Vinicio A. Schaeffer, José Galdino de Lima.
   O Instituto, quando não utilizado pela Diocese, oferece espaço para atividades de outros segmentos da sociedade, sendo considerado uma das melhores estruturas do Paraná para encontros, retiros e seminários. Na construção, Dom Geraldo definiu que todas as comunidades, matrizes e capelas, deveriam ter consideração pelo projeto de construção do Instituto, com promoções e doações, pois este se tornaria um ponto de convergência das forças diocesanas, na formação de líderes para auxiliares na evangelização.
   Os novos tempos e as novas tecnologias exigem investimentos diferenciados nas estruturas. Em janeiro e fevereiro de 2008 a sala de conferências passou por remodelação, com melhorias no sistema de comunicação audiovisual, som, iluminação, ar condicionado.  Segundo estatísticas, de junho de 1985 até junho de 2008, cerca de 69.000 pessoas passaram pelo Instituto João Paulo II.

Linha Usina - Km 5 85.912-050  Toledo - PR
Fone: 45 3252-3563