Clero Diocesano

Pe. Marcelo Ribeiro da Silva

Pe. Marcelo Ribeiro da Silva nasceu em Formosa do Oeste. Filho de Lucindo e Aurea de Souza Ribeiro e irmão de Érico e Alex.

Ingressou no Seminário Menor São Cura D’ars em Quatro Pontes em 2002 onde morou durante os estudos do Ensino Médio.

Em 2004 iniciou a Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Toledo, integrando na ocasião a Comunidade do seminário Maior, Maria Mãe da Igreja.

Iniciou os estudos de bacharel em Teologia no ano de 2009 junto a Famipar em Cascavel, concluindo a formação em 2012.

Durante sua formação teológica, realizou estágio pastoral nas Paróquias São Cristóvão em Toledo (2009); Sagrada Família, Toledo (2010); Maria Mãe da Igreja em Rondon (2011) e Santo Inácio de Loyola em Jesuítas no ano de 2012.

Foi admitido às Ordens Sacras em 06 de outubro de 2012 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Guaíra e instituído diácono no dia 20 de abril de 2013 na paróquia Maria Mãe da Igreja em Marechal Cândido Rondon. Como diácono, atuou junto a Paróquia São Roque em Nova Aurora até agosto daquele ano.

Ordenado presbítero em 17 de agosto de 2013 por Dom João Carlos Seneme.

Seu lema de Ordenação: "Basta-te a minha graça" (IICor 12,9).

Padre Marcelo recem ordenado é nomeado vigário paroquial para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Marechal Cândido Rondon onde permaneceu até o final de 2014.

Em 10 de janeiro de 2015, Pe. Marcelo assume como reitor junto ao Seminário Menor da Diocese São Cura D’ars onde exerce seu ministério atualmente.

Desde 2014 responde pela assessoria diocesana da Pastoral Vocacional.

Em 2021 foi nomeado para a comissão diocesana dos Coroinhas e Acólitos.

Entre 2018 e 2019 realiza  Mestrado em Filosofia Contemporânea pela Unioeste;

Em 2020,  inicia o doutorado em Filosofia Contemporânea pela Unioeste.