Clero Diocesano

Pe. Vagner Aparecido Alves

Nascido em Vera Cruz do Oeste, em 30 de novembro de 1986 em Vera Cruz do Oeste, PR. Filho de Osvaldo Alves e Ana Ribeiro Alves.  É o mais novo de seis irmãos. Desde muito cedo sempre se envolveu com os trabalhos pastorais de sua paróquia de origem, Paróquia Sagrada Família da cidade de Toledo. Foi coroinha, participou de coral e foi catequista. Com o tempo percebeu o chamado de Deus

Em 2005 ingressou no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja em Toledo, onde iniciou os estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Toledo (PUCPR).

O seminário é um espaço de formação e de cultivo da vocação e, ao mesmo tempo, de discernimento. No final do segundo semestre de 2006 afastou-se da formação. Ficando ausente por quatro anos e meio. Durante todo esse tempo, o chamado de Deus continuou a inquietar e a ecoar em seu coração.

No ano de 2011, reingressou no Seminário Maria Mãe da Igreja e iniciou os estudos no curso de Bacharelado em Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná (FAMIPAR), em Cascavel. Etapa que concluiu em 2014.

Durante a formação teológica, desenvolveu estágio pastoral nas Paróquias: Santo Antônio, em Formosa do Oeste (2011); Maria Mãe da Igreja, em Marechal Cândido Rondon (2012), Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra (2013) e Sagrada Família, em Toledo (2014).

Foi instituído no Ministério de Leitor no dia 06 de outubro de 2012 e no Ministério de Acólito em 21 de setembro de 2013. Por fim, admitido às Ordens Sacras em 12 de outubro de 2014.

Foi ordenado diácono no dia 07 de março de 2015 na Paróquia Santo Antônio de Formosa do Oeste e exercendo o seu ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guaíra.

A Ordenação Sacerdotal foi celebrada no dia 29 de agosto de 2015 na Paróquia Sagrada Família, Toledo, por Dom João Carlos Seneme.

Seu lema de ordenação: “Eis-me aqui. Envia-me!” ( Is 6,8).

Após a sua ordenação, Pe. Vagner permaneceu atuando ainda em Guaíra durante o ano de 2015.

Em 2016 foi designado para atuar como vigário paroquial em Assis na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Em 2018 assume a Paróquia São Pedro em São Pedro do Iguaçu onde permanece atualmente.

Pe. Vagner atua também como Orientador Espiritual no Seminário Maior, Maria Mãe da Igreja desde o ano passado (2020). É também o atual Coordenador do Clero na Diocese.