Clero Diocesano

Pe. Marcos Denck da Silva

Lema de Ordenação: “Luz das Nações” (Is 42,6).

Histórico Familiar:
Marcos Denck da Silva nasceu em Guaíra – Paraná, aos 26 de julho de 1975. Filho de Clair Terezinha Denck da silva (in memoriam) e Darioli Machado da Silva (in memorian). É o último dos três filhos, sendo seus irmãos: Sueli Denck da Silva e João Gilberto Denck da Silva. Em 1980 sua família fixa residência na cidade de Toledo – Paraná.

Formação Eclesiástica:
1990: Ingressou no Seminário Menor São Cura D’Ars, em Quatro Pontes – Paraná, onde cursou a 8ª série do Ensino Fundamental.
1991-1993: estudos do Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, fazendo parte da Comunidade formativa do Seminário São José, da Arquidiocese de Cascavel.
1994-1996, faculdade de Filosofia na UNIOESTE, em Toledo, integrando a Comunidade do Seminário Maria Mãe da Igreja.
1997: desenvolveu estágio pastoral na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Toledo.
1998-2000: três anos de estudos de Teologia no CINTEC, Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, fazendo parte da Comunidade do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, na Arquidiocese de Cascavel.
2001: interrompeu os estudos teológicos para atuar como assistente no Seminário Menor São Cura D’Ars, em Quatro Pontes.
2002: retomada dos estudos de Teologia no CINTEC, Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, fazendo parte da Comunidade do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, na Arquidiocese de Cascavel.
Durante a formação teológica, desenvolveu estágio pastoral nas Paróquias:
Sagrado Coração de Jesus, em Marechal Cândido Rondon – 1998;
Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand – 1999;
Menino Deus, em Toledo – 2001;
Paróquia Cristo Rei, Catedral, em Toledo – 2002;

Ministério de Leitor e Admitido às Ordens Sacras: 1999, na Paróquia Menino Deus, em Toledo;
Ministério de Acólito: 2002, na Paróquia Sagrada Família, em Toledo, Paraná.

Ordenação Diaconal: 22 de fevereiro de 2003, por Dom Anuar Battisti na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Quatro Pontes, exercendo seu ministério de Diácono na Paróquia Cristo Rei, Catedral, em Toledo.

Ordenação Presbiteral: dia 21 de junho de 2003, pela imposição das mãos de D. Anuar Battisti, na Paróquia Cristo Rei, Catedral, em Toledo.

Trajetória Presbiteral:
A partir de então, como presbítero, atuou nas seguintes comunidades:
Diácono: Catedral Cristo Rei - Fevereiro 2003 - junho 2003
Junho de 2003 a fevereiro de 2005: Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Rei, Catedral;
Fevereiro de 2005 a Novembro de 2005: Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família - Jd. Panorama
Dezembro de 2005 a agosto de 2011: Pároco da Paróquia Sagrada Família - Jd. Panorama – Toledo.

De Agosto de 2011 a setembro de 2014: Roma - Mestrado em Catequética na Universidade Salesiana

Em fevereiro de 2015 toma posse na  Paróquia Santa Rita de Cássia – Toledo onde permanece atualmente

De 2017 a 2020: Mestrado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (extensão Londrina) - Agregado a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

Outros Serviços na Diocese:

Assessor Diocesano da Liturgia; Assessor Diocesano dos MAC;

Membro do Grupo de Reflexão;

Mestre de Cerimônias da Diocese;

Coordenador do Decanato de Toledo e membro do Conselho de Presbíteros;

De outubro de 2014 a Dezembro de 2020: Assessor Diocesano da Animação Bíblico-Catequética;

Responsável pelo Tribunal Eclesiástico da Diocese, Assessor, Auditor e Chanceler da Cúria diocesana;

Presidente da Comissão Diocesana para a proteção de menores e pessoas vulneráveis desde Fev/2021.