Clero Religioso

Pe. Marcos João Miszewski, SAC

- HISTÓRICO FAMILIAR

Pe. Marcos João Miszewski, 18/06/1942.

Filho de José e Rosalina Osowski Miszewski. Tem na família, 3 irmãos e 3 irmãs.

- FORMAÇÃO ECLESIÁSTICA

Realizou o 3º e 4º ano primário no Pré Seminário de Faxinal do Soturno RS, à partir de 1954. Do 5º ao 8º anos do ginásio e primeiro ano do científico realizado no Seminário Rainha dos Apóstolos em Vale Veneto entre 1957 - 1961. O segundo ano em São João do Polesine em 1962. O terceiro ano no Colégio  Marista em 1963 em Santa Maria RS.

Em 1964 realiza o Noviciado em Cadeado RS.

Em1965 no Colégio Máximo Palotino cursa Filosofia e Teologia. O estudo é interrompido para o período de estágio no Seminário S. Vicente Pallotti e Palotina. No ano de 1972 retorna a Santa Maria, para concluir o último ano de Teologia.

No final de 1972 foi-lhe instituído no Ministério de Leitor por Dom Vitor Sartor. A seguir ordenado Diácono por Dom Érico Ferrari. E no dia 9/12/1972 ordenado presbítero por Dom Agostinho Sartori, em Marmeleiro PR. No dia seguinte reza a primeira missa na capela Santa Lúcia da comunidade de Água Branca.

Em 1973 é nomeado vigário em Santo Augusto RS.

Ano seguinte (74) segue para Faxinal do Soturno como formador do Pré Seminário, entre 1974 e 1975.

1976 passa a residir no Seminário S. Vicente Pallotti,  indicado para fazer parte da Equipe de Promoção Vocacional, formada por Palotinos, Irmãos Lassalistas, Irmãs Paulinas e Palotinas.  Eram visitados mais de 80 colégios nessa época, todos os anos de sala em sala, no Paraná e Mato Grosso do Sul. Também eram visitada às suas famílias. Esta equipe funcionou de 1974 a 2002.

Na segunda metade dos anos de 1983, parte para Roma cursar a Faculdade de Espiritualidade, na Gregoriana. Nas férias de 1983 faz curso de língua francesa em Lyon, França. Regressa ao Brasil no final de 1984.

Ao voltar foi nomeado (por desejo próprio) Pároco de Verê, permanecendo nesta de 1985 a 1988.

Em 1989 parte para Belo Horizonte realizar curso. Em seguida vai a Porto Velho e Cerejeiras RO, ajudar os confrades.

1990 – 1991 nomeado diretor da Escola Rainha dos Apóstolos, em Vale Veneto. Em 1992 a Escola foi fechada. Com o fechamento da Escola é nomeado vigário da Paróquia em Santo Augusto RS. Depois em 1093 vai a Cascavel indicado como diretor espiritual e promotor vocacional. Durante este tempo faz a Faculdade para Formadores.

Em 2007 vigário em São João do Polesine. No ano seguinte nomeado vigário em Itapejara do Oeste.

Em 2013 inicia o tratamento do pulmão, acometido duma bactéria que consumiu setenta por cento do pulmão e danificou suas cordas vocais. Fez tratamento e cirurgia na Santa Casa, em Porto Alegre. Em vista da idade não lhe foi possível realizar transplante do pulmão.

Volta para Santa Maria parando no Patronato, casa onde ficam os doentes e idosos. Porém, mais tarde é designado ao Seminário S. Vicente Pallotti em Palotina, onde dedica-se em atender confissões.