Clero Religioso

Pe. Raju Devaraconda SVD

Histórico do padre Rajú Devarakonda SVD

Nascido aos 15 de abril de 1972 em Guntur, no sul da Índia, Pe. Raju Devarakonda é um missionário da Congregação do Verbo Divino.

Completou seu estudo inicial e sentiu se chamado para seguir a vida religiosa. Conheceu a Congregação do Verbo Divino através da sua tia (em memoriam) que era religiosa também. Aos 16 anos entrou no seminário menor.

Depois de três anos de curso de espiritualidade e formação inicial entrou na faculdade em 1991 se formou em Letras Inglês no ano 1994.  Durante este mesmo período completou também diploma em Filosofia.

Passou o ano de 1995 no noviciado aprofundando mais ainda no carisma da Congregação. No mês de junho de 1996 professou seus primeiros votos.

No mesmo ano optou para fazer experiência pastoral no Brasil mais especificamente na cidade de Eldorado, MS. Retornando para Índia iniciou a faculdade de Teologia. Ao completar o curso em 2001 professou seus votos perpétuos.

No dia 3 de janeiro deste mesmo ano junto com mais 18 colegas foi ordenado diácono no seminário maior. E no dia 18 de maio foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, Guntur.

Como sacerdote recém-ordenado a Congregação destinou o Pe. Raju para o Brasil.

Chegando ao Brasil pela segunda vez no dia 11 de setembro de 2001 fez um curso de reciclagem de língua Portuguesa durante três meses, antes de assumir a primeira missão como vigário paroquial na paroquia Stª. Terezinha do Menino Jesus em Guarapuava, PR.

Após três anos de missão foi transferido para a cidade de Amambai como vigário paroquial. Após um ano e meio a Congregação precisou de sua presença na paroquia Stº. Antônio, Cascavel auxiliando o pároco e ao mesmo tempo se preparando para assumir a Formação dos seminaristas.

Durante três anos foi reitor do seminário Postulantado em Curitiba. E em 2011 assumiu a paroquia de Amambai, MS esta vez como pároco. Após oito anos de trabalho pastoral e construção do belo templo foi transferido para substituir o reitor da Casa Missionaria- a casa do repouso dos padres veteranos.

No ano 2020 padre Raju assumiu a paroquia de São João Batista em Foz do Iguaçu. Mas, após um breve período atendendo ao pedido do superior provincial aceitou a transferência para a paróquia Nossa Senhora de Aparecida, Mercedes.