Escolas de Formação

Ministros Auxiliares da Comunidade

O curso de preparação dos Ministros Auxiliares da Comunidade (MACs) na Diocese de Toledo teve início em 1974, tendo como assessor, o padre João Durbano. A partir de 1976, os seminaristas eram convocados para ajudar nos encontros.
Nos primeiros anos eram feitos dois cursos anuais devido a grande necessidade de ministros.
   A média de pessoas por encontro era de mais ou menos 100, que vinham no início das paróquias das atuais dioceses de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu. No começo os participantes eram somente homens, mais tarde as mulheres começaram a participar e hoje tem quase mais mulheres que homens.
   A organização em nível diocesano foi acontecendo aos poucos. As paróquias organizaram seus ministros escolhendo a coordenação paroquial. Assim também os decanatos escolheram seu coordenador. Na esfera diocesana tem também a coordenação. Cada decanato tem um padre assessor, além do assessor diocesano.
   O ministério dos MACs justifica-se pela falta de sacerdotes nas comunidades, uma vez que 70% das comunidades celebra a Palavra com distribuição da Eucaristia aos domingos.
   O objetivo geral é formar lideranças que possam desempenhar este ministério na comunidade, de acordo com as necessidades. Outros objetivos são o exercício do ministério segundo as orientações da Igreja, bem como responder às necessidades objetivas dos fiéis, nas assembleias litúrgicas; no atendimento espiritual aos enfermos; na celebração das exéquias. Cabe aos ministros exercerem sua atividade em sintonia e unidade com o pároco e demais presbíteros e estarem preparado para aquilo que irão fazer.
   A mística dos Ministros Auxiliares da Comunidade consiste no cultivo da palavra de Deus para vivenciar a fé no serviço à comunidade e o cultivo da espiritualidade eucarística para vivenciar o amor aos irmãos mais necessitados. Diante dos desafios constatados na atualidade estão à preparação de pessoas para a atuarem na realidade urbana e a preparação de ministros para os diversos serviços.

Trabalho dos MACs
   As atividades dos Ministros Auxiliares da Comunidade consiste em ajudar o presbítero e o diácono a distribuir a Comunhão nas missas quando o número de fiéis o exigir; distribuir a comunhão, a si e a outros fiéis, nos cultos por ele presididos; levar a comunhão aos doentes em casa e nos hospitais; ser ministro da Esperança e, na ausência do presbítero, ser o ministro da Palavra na celebração do Culto; expor e repor o Santíssimo Sacramento nas adorações, sem dar a benção do Santíssimo, que é própria do presbítero; fazer as orações junto aos agonizantes sem dar a unção, que é reservada ao presbítero; fazer parte integrante da equipe de liturgia; estar atento às necessidades da comunidade e promover a união de todos; integrar-se e auxiliar os Grupos de Reflexão.

Preparação dos ministros
   A preparação dos Ministros Auxiliares da Comunidade desenvolve-se em cinco etapas onde inúmeros temas são estudados. Na primeira etapa o estudo consiste na visão geral da Escola; introdução à Bíblia; profetismo e Novo Testamento (Evangelhos e Cartas Paulinas).
   A segunda etapa contempla os estudos de eclesiologia; ministérios não ordenados; organização da Igreja; dízimo e suas dimensões. Na terceira etapa os estudos são direcionados para o diretório litúrgico; introdução e fundamentação da Liturgia; ano litúrgico; missa parte por parte e os objetos litúrgicos; equipe de liturgia e suas funções; e como preparar e celebrar o culto dominical através da prática celebrativa. A quarta etapa consiste na introdução aos sacramentos (sacramentos de iniciação); sacramentos da Penitência e Unção dos Enfermos; sacramentos da Ordem e Matrimônio. Na última etapa são estudados o Manual do MAC, o ministro e o doente; as celebrações com os doentes; a pastoral da saúde; a celebração das exéquias. Nesta etapa ainda são realizadas uma tarde de espiritualidade, confissões, a adoração ao Santíssimo Sacramento.
   Na oportunidade são apresentadas as funções do Ministro Auxiliar da Comunidade pelo bispo diocesano e em seguida é realizada a celebração do mandato e do envio.