Instituições Assistenciais

Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança já vem a 25 anos promovendo, praticando, realizando e levando esperança, já resgatou mais de 10 mil jovens e adultos das drogas, do álcool e de outras doenças e vícios.
A entidade filantrópica é composta por leigos consagrados, religiosos, leigos que doam suas vidas pelos recuperantes e formam a Família da Esperança, reconhecida pela Igreja como uma associação de fiéis. Presente em quase todos os Estados do Brasil, a Fazenda da Esperança já se espalhou pelo mundo com mais de 50 unidades, mais de dois mil recuperantes têm a oportunidade de reconquistar uma vida digna.
   As mães se apavoram em pensar no futuro de seus filhos frente às facilidades oferecidas pelos caminhos das drogas. A tóxica-dependência não prejudica apenas o usuário, mas toda a sociedade.
   Não se podem fechar os olhos à falta de oportunidade, à prostituição, à ação dos traficantes, ao tráfico de armas, às organizações criminosas, aos assaltantes, assassinatos e à destruição: dos lares, das estruturas familiares e dos sonhos dos jovens.
   A missão da Fazenda da Esperança é dar uma chance aos jovens vítimas de drogas, uma vez que a Fazenda para muitos, depois de anos de dependência, encontram nela a sua última esperança de um retorno à vida.
A Fazenda da Esperança descobriu um caminho para ajudar os dependentes reconquistarem sua liberdade. Graças ao apoio de muitos voluntários de corações bondosos é possível viabilizar oportunidades a milhares de jovens.
   Fazenda da Esperança chegou a Toledo em 15 de junho de 2000, possibilitando o atendimento a muitas pessoas e famílias da região. A comunidade reclamava por uma entidade para a cidade que pudesse atender aos apelos de tantas famílias que sofriam dentro de suas próprias casas a realidade da dependência do álcool e das drogas.
   Por meio do então bispo Dom Anuar Battisti e do padre Hélio Bamberg, além de lideranças políticas, prefeito municipal e vereadores foi possível unir forças para que fosse instalada na cidade a Fazenda da Esperança, pois sabiam da experiência que a mesma tinha nessa área de tratamento aos jovens.
   Um fato que marcou história na vida dos jovens e da Fazenda da Esperança foi à visita de Papa Bento XVI ao Brasil no dia 12 de maio de 2007. Umas das coisas que mais chamou a atenção foi o amor que Bento XVI tem pelos jovens. Também ele foi muito firme com os traficantes, dizendo que um dia eles terão que prestar conta a Deus. Foi um momento único em que todas as fazendas se reuniram em Guaratinguetá (SP), onde fica localizada a fazenda mãe.
   Desde sua instalação e fundação, na Fazenda da Esperança Cristo Rei de Toledo já foram atendidos cerca de 600 jovens e adultos. Atualmente nesta unidade são atendidos 40 jovens, que é a capacidade máxima.
Para o jovem ingressar na instituição é muito simples, basta o interessado manifestar o desejo através de uma carta e entrar em contato com a coordenação da Fazenda.
   Existe uma demanda muito grande e que infelizmente não é possível oferecer atendimento a todos. O atual desafio da Fazenda da Esperança é a construção de mais duas casas para que se possa acolher a todos que procuram atendimento na Fazenda da Esperança.

Coordenadores: Adriano Viana Moreira e Adriana Teixeira M. Moreira
Rodovia Ouro Verde do Oeste, Km 10
Cx. Postal 04
85.900-970 - Toledo - PR
Fone: 45-3252-8152 - (43) 99868-2258 - (43) 99858-0039
Finalidade: Comunidade terapêutica de recuperandos dos mais variados tipos de dependência. Sem fazer uso de medicamento, o método terapêutico recupera os jovens através da convivência, trabalho e prática dos ensinamentos do Evangelho.