Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Instituições Educacionais

Colégio La Salle

HISTÓRIA
O Colégio La Salle de Toledo é uma escola particular confessional mantida pela Associação Brasileira de Educadores Lassalistas. Foi fundado em 10 de outubro de 1955, com a intenção de atender uma região de colonização recente, oferecendo espaço para a escola, uma casa de formação de novos educadores e espaço de internato.
O Colégio La Salle iniciou as atividades em 25 de fevereiro de 1957 com o Curso de Admissão ao Ginásio. Os alunos, aprovados nesse Curso, iniciaram o Curso Ginasial em 1958. Era a conquista do primeiro ginásio do oeste paranaense.
A escola denominava-se Ginásio La Salle e tinha endereço na Avenida Maripá, esquina com a São João. Funcionou regularmente nesse lugar até 13 de abril de 1960, quando veio a ocupar as novas instalações na Rua Guarani, 2000.
O primeiro grupo de concluintes do curso ginasial realizou sua formatura em 8 de dezembro de 1961. Eram 22 formandos. Em sintonia com o crescimento e exigências da cidade, o La Salle fundou o curso Técnico em Contabilidade, em 1963, sendo, portanto, também pioneiro neste ensino em nossa região. No ano de 1964 inaugurou-se o auditório para as atividades culturais com 450 lugares. Houve reconstrução deste auditório em 1976, após sinistro que o havia destruído em julho de 1975. O novo auditório conta com 642 lugares. Até o ano de 1999 era o único da região, tendo sido nele realizados quase todos os eventos artísticos e culturais não só do próprio Colégio, mas também do Município de Toledo.
O Curso Primário, conhecido hoje como Ensino Fundamental, foi oferecido à comunidade toledana a partir de 1966, com ensino regular para o quarto ano primário. Já em 1968 havia classes para todas as séries do primário. Porém, este Curso era mantido pela Prefeitura Municipal com o nome de "Escola Municipal Anexa ao La Salle" até 1974, ano em que passou a integrar o Colégio La Salle. A Pré-escola também encontrou espaço no La Salle, a partir de 1969. A organização definitiva do Pré-escolar aconteceu em 1982.
A partir de 1977 a escola ofereceu o curso de Habilitação Básica em Química, que foi substituído pelo Ensino Regular de 2º Grau no ano de 1984.
Em 17 de junho de 1994 foi inaugurado o ginásio de esportes do La Salle, construído exclusivamente com recursos próprios da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas. Atualmente, após passar nos últimos anos por uma reforma radical, o Colégio La Salle ostenta aparência de instalações novas e excepcionalmente acolhedoras. Já adaptado à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei número 9394/96, atende sua clientela através dos cursos de Educação Infantil (Maternal, Jardim, Pré-escolar), Ensino Fundamental e Ensino Médio. Junto com a Educação Básica, a escola tem dado atenção aos esportes e à cultura.
Sua ampla área esportiva, que totaliza 26.200 m 2 de área verde, com campos bem gramados, pista de atletismo, parquinho para o Pré-escolar, além de quadras e ginásio coberto oferece aos alunos oportunidade privilegiada de práticas esportivas e sociais. E, para garantir a qualidade de ensino e educação, o Colégio La Salle equipou-se com biblioteca espaçosa, informatizada, amplo e bem aparelhado laboratório de Química e Biologia, dois laboratórios de Informática, salas de Recursos Audiovisuais, laboratórios de Física e Matemática. Além disso, dispõe de uma Sala de Reuniões e Capela.
A partir de 2002, o Colégio mantém atividades ligadas à dança, xadrez, capoeira.

PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO LASSALISTA:
A Pedagogia Lassalista, inspirada nos ensinamentos de S. João Batista de La Salle, fundamenta-se numa linha de pensamento humanista e cristão. Portanto, concebe a pessoa humana como um ser de relações. Ou seja, um ser que é, por natureza, inclinado a relacionar-se consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o transcendente. Na prática pedagógica lassalista, há uma constante preocupação com a pessoa do educando, buscando caminhos para favorecer seu crescimento em todas as suas dimensões constitutivas: física, psíquica, social e espiritual.
A pessoa humana é valorizada e defendida na sua dignidade e integridade. Há uma constante preocupação com a transmissão de valores permanentes e duradouros, a fim de possibilitar aos educandos construírem seus eixos orientadores na vida, com convicções firmes e seguras. Além da capacitação intelectual dos educandos, objetiva-se, levar os mesmos a descobrirem a razão fundamental de suas vidas, pela análise do sentido das coisas e dos acontecimentos de sua própria vida e do mundo que o rodeia.Pode-se afirmar que o agir pedagógico lassalista relaciona-se com tudo que se projeta, estrutura, organiza e se executa para que o aluno viva para o crescimento cognitivo, social, político e espiritual. Os educadores estimulam , sensibilizam e possibilitam reflexões e ações que favoreçam a construção do conhecimento pelo educando.
Na concepção filosófica da Educação Lassalista, toda pessoa tem direito de acesso ao conhecimento e esse direito deve ser realidade na escola. A escola é um espaço democrático e pluricultural, onde os educandos convivem entre si, são solidários com os problemas sociais e constroem a cidadania. Na ação educativa lassalista, os educandos aprendem que têm uma responsabilidade social diante das pessoas que sofrem e participam em várias ações sociais e de voluntariado,
A Escola Lassalista é um espaço onde a capacitação intelectual e profissional. Respeito às diferenças, defesa da dignidade da pessoa e em primeiro lugar vigilância para conquista de mente e corpo sadios a favor de um projeto humano cada dia melhor.

APM – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO COLÉGIO LA SALLE:
A Associação de Pais e Mestres do Colégio La Salle, com sigla “APM”, é uma sociedade civil, constituída de pais de alunos regularmente matriculados, além de professores e integrantes dos Serviços Educativo e Administrativo do Colégio La Salle, de Toledo-PR, com prazo de duração ilimitado, regendo-se por estatuto próprio.
Conforme previsto no seu estatuto, constitui finalidade precípua da Associação, conjugar o trabalho educativo da família e da escola, visando a unidade de princípios, propósitos e ação entre ambas, contribuindo assim para o melhor desempenho da Escola Lassalista.
 
Inst. dos Irmãos das Escolas Cristãs (FSC)
Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (ABEL)

Diretor: Prof. Alvaro Luiz Wermann
Vice Diretor: Guido Bergmann
Ir. José Ribamar dos Santos Silva
Ir. Sebastião Lopes Pereira
Ir. Walter Körbes
Rua Guarani, 2000 - Jd. La Salle - Caixa Postal 243
85900-971 - TOLEDO - PR
Fone Com: (45) 3252-1336 - Fax: (45) 3379-5822
E-mail: direcao.toledo@lasalle.org.br
direção@lasalletoledo.com.br