Instituições Educacionais

Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo

Histórico
Pedido de uma nova escola, nas margens do Rio Paraná, na bela cidade de Guaíra, fronteira com o Paraguai e o Estado do Mato Grosso do Sul.
Padre Alderígio Baggio, sacerdote palotino e vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, muito se empenhou para conseguir Irmãs para essa localidade, fundar uma escola, a fim de ministrar formação humana e cristã às crianças e jovens de Guaíra.
A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, das Irmãs Franciscana da Penitência e Caridade Cristã, de Santa Maria, RS, foi convidada para esse trabalho. O Conselho Provincial, após considerações veio a Guaíra verificar o novo campo de apostolado. Nessa visita percebeu ser um lugar promissor para implantar uma escola cristã católica. Com a resposta positiva e a promessa firme em aceitar o desafio, Padre Alderígio e com o auxílio do povo construiu a escola e a casa das Irmãs; embora de madeira, representava a grande generosidade das famílias. A Prefeitura Municipal contribuiu com a doação do terreno.
Irmãs corajosas, desprendidas, aceitaram o convite. Deixaram o Rio Grande do Sul e rumaram na época, para um lugar muito distante e de difícil acesso.
Dia 06 de fevereiro de l960, dia de festa para o povo de Guaíra, o dia tão esperado chegou. No aeroporto desembarcaram as primeiras duas Irmãs. Irmã Leonarda e Irmã Zeni. São recebidas em nome do povo de Guaíra, pela família portuguesa, senhor Manoel Vieira. Dias mais tarde, vieram para trabalhar com este povo hospitaleiro, Irmã Prisca, Irmã Venúncia, Irmã Anita e Irmã Leônia, que foi a primeira diretora.
Das pioneiras, Irmã Zeni, é a Irmã que está em Guaíra, desde a fundação, portanto 50 anos. Viu a Escola nascer, andar, crescer e lutar. Irmã Zeni, é jovem de espírito e de coração, ela mostra com sua vida que além das dificuldades e lutas, há momentos de alegria, momentos para celebrar e de agradecer.
O começo foi difícil. Os primeiros móveis eram caixotes, usados como mesas e carteiras. Algumas latas de tinta serviram como panelas. Os primeiros bancos de sala de aula eram duas tábuas compridas, tudo providenciado pelo generoso povo de Guaíra que ajudou a construir essa escola. Pais que sentiram a necessidade de um estudo mais aprimorado, o qual ajudaria a formar seus filhos, que no futuro seriam pessoas realizadas por terem construído a sua própria história, consciente e responsável. Assim nasceu o Educandário Nossa Senhora do Carmo, no dia alegre de primeiro de março de l960. Foi o primeiro dia de aula com a presença de 296 alunos e sete professores.
Com o trabalho das Irmãs, professores e funcionários e devido ao aumento de alunos, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – ZN negociou com a Mitra Diocesana parte do terreno destina à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Aos poucos foi sendo construído o Colégio que hoje abriga 433 alunos. Em l967, a sede da escola foi transferida para o novo local, à Praça João XXIII, nº l68.
Com a mudança da legislação de ensino, a partir de l987, o Educandário passou a denominar-se Escola Nossa Senhora do Carmo, Ensino de Pré-Escola e de lº Grau. O que hoje chamamos de Ensino Médio, em l994, denominado 2º grau, recebeu autorização de funcionamento alterado também passando-se ser denominado Colégio Nossa Senhora do Carmo, Ensino Pré-Escolar e de lº e 2º graus. Atualmente, o Colégio atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio por resolução da Mantenedora e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, passou a ser chamado de Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo.
Hoje passados 61 anos de sua fundação, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo com a colaboração e apoio das Irmãs, alunos, pais, funcionários e professores, especifica sua missão no mundo de hoje, de desenvolver qualificados serviços educacionais, segundo os ideais franciscanos num ambiente fraterno e inovador, contribuindo para formar cidadãos capazes de promover a vida e de responder aos desafios da ciência.
O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, nasceu há 61 anos. Lutas e conquistas fizeram parte da caminhada desse meio século de existência. Continua com brilho marcando presença e construindo a história com o povo guairense. Hoje é uma força, um gigante. Força porque ajudou Guaíra crescer e a ser forte. Gigante porque cresce com Guaíra.
A comunidade Educativa do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, na sua ação evangelizadora, busca:
- libertar a pessoa tornando-a agente de sua própria história;
- construir uma comunidade de amor e vida cristã;
- incentivar para uma educação fraterna e cristã a serviço dos irmãos.
A história da nossa Escola não pára por aqui, ela continua, com sonhos e ideais bonitos, onde o Hino da Escola pode contar e cantar o segredo desta caminhada.

Diretora:  Eliane de Souza Araujo D.N.:11/06/89

Praça, João XXIII, 168 - Caixa Postal 166

85.980-000 - GUAÍRA - PR

Fone/Com: (44) 3642-1930 - 3642- 1372

E-mail: direcao@confracarmo.com

HINO DO COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DO CARMO
Edson Galvão

Quando o som das belas cachoeiras
Espalhavam melodias pelo ar
As primeiras Irmãs aqui chegaram
Com o sonho de crianças educar.

Começamos em um prédio de madeira
Construído pelos próprios moradores
Pouco a pouco o Colégio progrediu
E os alunos demonstrando seus valores.

Nossa Senhora do Carmo abençoou
Com seu manto sagrado protegeu
Educandário Franciscano onde o saber
Na Paz e Bem, nossa escola então cresceu.

Hoje o Colégio anda em passos de gigante
Cravou o Marco e em Guaíra se firmou
Professores e alunos COFRACARMO
O grande sonho assim concretizou.

Mocidade, bem alto erga a voz
A cantar exultante louvor
Ideais e valores cristãos
Nossa Escola é um poema de amor.