Instituições Educacionais

Escola Nazaré

1- IDENTIFICAÇÃO:ESCOLA NAZARÉ - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

2- OFERTA DE ENSINO DA ESCOLA:
A Escola Nazaré oferta:
I - Educação Infantil (Nível I ao Nível III)
II - Ensino Fundamental:
a) 8 anos com cessação gradativa em 2008.
b) 9 anos com implantação gradativa em 2007.
Esta Escola oferecerá a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, no período diurno, turnos matutino e vespertino, de acordo com as normas legais vigentes, as diretrizes curriculares e os objetivos dos cursos oferecidos.
A Escola manterá os seguintes níveis e modalidades de ensino:
1- A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento da criança de três a cinco anos de idade;
2- O Ensino Fundamental, com carga horária mínima de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias letivos, organizado em anos, tendo a duração de nove anos.
O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos estruturar-se-á em:
1- Anos iniciais, com duração de 5 (cinco) anos, atendendo a faixa etária de 6(seis) a 10(dez) anos;
2- Anos finais com duração de 4 (quatro) anos, atendendo a faixa etária de 11(onze) a 14(quatorze) anos.

3. DIAGNÓSTICO:
3.1 Caracterizações da Comunidade Escolar
O Estabelecimento de Ensino atende a crianças que residem próximo à Escola com faixa etária: Educação Infantil-Nível I-II-III (3 a 5 anos); Ensino Fundamental I - 1º- a 5º- Ano (6 a 10 anos) Ensino Fundamental II - 6º- a 9º- Ano (11 a 14 anos).
3.2 Condições sócios - culturais
Os pais dos alunos desta Escola, na sua maior parte, são trabalhadores rurais. Alguns são professores que atuam no município e estado, assim como aqui na Escola Nazaré. São bastante capacitados, com nível de Ensino Superior.
Contamos também com pais que atuam no comércio e indústrias existente no município e municípios visinhos.
Apesar de ser uma cidade bastante pequena, tem se preocupado muito com o bem estar da população.
Sua população é de 8.288 habitantes e possui uma área de 269,29 km².
Estamos cada vez mais caminhando para uma época de grande concorrência no mercado de trabalho, portanto, os pais não estão mais preocupados em passar herança de bens materiais, mas de dar oportunidades a seus filhos de formar-se adequadamente para este enfrentamento. Daí surge o objetivo da Escola Nazaré de Jesuítas, proporcionar uma educação que possa traduzir-se em conhecimentos e habilidades que possibilite ao educando atuar com competência na sociedade em que está inserido.
3.3 Princípios filosóficos e pedagógicos da instituição
Na sociedade contemporânea, o conhecimento tornou-se condição indispensável para o homem exercer sua cidadania, isto é, ser dirigente, reconhecer-se como sujeito da história.
A liberdade é a marca de que a atividade humana é capaz de transcender os limites de ordem material, corporal, sexual, psicológica, social, econômica e cultural que envolve as pessoas. Capaz de assumir, o homem é chamado pela liberdade, a transcender todos os condicionamentos e a dar um sentido a sua atividade e, por conseguinte, à sua vida. O processo de auto-realização ou de libertação é longo e difícil. Ele começa pela tomada de consciência de um sentido transcendente que leva o ser humano a se posicionar, como indivíduo e como membro de uma sociedade, ante os valores que superam os condicionamentos materiais e temporais da existência, apontando para o mistério de sua própria vida e em última instância para o mistério de Deus.
A educação está a serviço desse “aprender”, que se radica na liberdade, passa pela libertação da pessoa e culmina na abertura de uma ordem social humanizadora. Pode-se dizer, portanto, que é através dessa abertura que o homem transcende a si mesmo e descobre o Ser Supremo que da sentido a sua existência e de sua atividade.
O presente documento representa em sua totalidade um ideal, sendo por isso pedagógico a fim de seguir com realismo sua caminhada. Isto é o que pendem em média as possibilidades dos grupos de alunos, sua idade e desenvolvimento, tendo como objetivo formar cidadãos empreendedores e com visão de futuro, com espírito crítico e que lutem por um ideal.
Quanto mais difíceis forem as metas finais a serem alcançadas, tanto mais acessíveis devem ser os objetivos concretos, a fim de evitar frustrações tanto nos educadores como nos educandos.
Este documento é marco referencial adequado tanto para a elaboração de projetos de Ensino, como para a avaliação do funcionamento de resultados da atividade educativa da Escola.
A Escola Nazaré – Educação Infantil e Ensino Fundamental de Jesuítas é a única intérprete da sua Proposta Pedagógica e exerce essa função no diálogo com os membros de sua comunidade educativa, através de seus representantes. A Entidade Mantenedora, o professorado, os pais dos alunos, equipe pedagógica e o pessoal de administração e serviços formam a Comunidade Educativa, cujo vinculo é a comunhão de objetivos numa linha de participação ativa e responsável no âmbito de suas próprias funções.

CORPO DOCENTE:
Os professores da Escola Nazaré são bem integrados na vida da comunidade, responsáveis e comprometidos com uma educação de qualidade como é o objetivo da escola Nazaré.
A escola conta com 21 professores desde o jardim até a 8ª série, com planos para 2012 iniciar o 2º grau, com a ajuda de Deus e colaboração da comunidade.

LOCALIZAÇÃO:
Região Oeste do Estado do Paraná - Jesuítas
Código: 1284
Entidade Mantenedora:
Congregação Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré

ENDEREÇO:
Rua Pe. José Manyanet y Vives, 430
CEP: 85.835-000
Jesuítas-Paraná
CGC/CNPJ: 780040074/0004-36
Telefax: 0xx(44) 3535-1377
Site: www.nazarejesuitas.com.br
E-mail: escolanazarejesuitas@gmail.com
Núcleo Regional de Educação: Assis Chateaubriand.