Seminários Diocesanos

02. Seminário Maior Maria Mãe da Igreja (Filosofia)

Reitor: Pe. Juarez Pereira de Oliveira
  Orientador espiritual: Pe. Mauro Cassimiro

Endereço:
  Rua Crissiumal, 3119 - Jardim La Salle
  E-mail: seminariodiocesano.mmi@gmail.com
  85.903-290 - Toledo - PR

Toledo é sede da Diocese desde 1959. Aqui chegando o primeiro bispo, Dom Armando Cirio, sua preocupação inicial foi a de incentivar às vocações e à formação do futuro clero da Diocese.
   É por isso que, já em 1962, abriu o pequeno seminário da Diocese de Toledo, na própria casa que o povo construíra para residência episcopal. Auxiliada pela Diocese de Caxias do Sul, a Diocese de Toledo começava a encaminhar um grupo de aproximadamente 30 seminaristas na longa caminhada dos estudos e da preparação à vida, na esperança de que alguns pudessem vir a se tornar sacerdotes.
   Para dar continuidade aos estudos aqui mesmo na região, logo começou a ser construído um outro seminário, mais amplo e confortável, na cidade de Cascavel, o Seminário Diocesano São José. A diocese trabalhou, por alguns anos com dois seminários, até que, por razões práticas, em torno de 1968, o pré-seminário de Toledo, funcionando na casa episcopal não recebeu mais seminaristas.
   Porém, não desaparecera o plano de que a Diocese tivesse seu próprio seminário diocesano. Dom Armando planejava abrir aqui o seminário para o segundo grau escolar.
   Por isso, em fins de 1975 foi iniciada a construção da obra. Inicialmente planejado para ser, ao mesmo tempo, seminário e centro de formação de líderes cristãos, o empreendimento recebeu diversas modificações, até se definir para ser apenas seminário para alunos do segundo grau.
Na ocasião em que aqui chegou Dom Geraldo Majella Agnelo como novo bispo diocesano, manteve-se a ideia inicial e, em fevereiro de 1979, o novo seminário recebeu 35 seminaristas, pertencentes às dioceses de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.
   O Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja foi inaugurado oficialmente no dia 6 de maio de 1979, na cidade de Toledo, para seminaristas que cursavam o segundo grau escolar, pertencentes às dioceses de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu. Funcionando desde o dia 15 de fevereiro do mesmo ano, quando chegaram os primeiros seminaristas, o seminário recebeu o nome do título mais recente dado à Mãe de Jesus, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II: “Mãe da Igreja”, para colocá-lo sob especial proteção de Maria - mãe e fundadora do primeiro sacerdote, Jesus. A data escolhida foi providencial, pois coincidiu juntamente com o décimo sexto dia mundial de oração pelas vocações, instituída pelo Papa Paulo VI, ainda durante o Concílio.
   Estiveram presentes na solenidade de inauguração: Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo de São Paulo, que presidiu a missa; o governador do Estado, Ney Amintas de Barros Braga, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Olívio Fazza, bispo de Foz do Iguaçu, Dom Armando Cirio, bispo de Cascavel, Dom Luiz Colussi, bispo auxiliar de Londrina, Dom Pedro Fedalto, arcebispo de Curitiba, Dom Elizeu, bispo de Campo Mourão e Dom Diógenes Silva, bispo de Franca, além do prefeito municipal de Toledo, Duílio Genari, do deputado federal Antonio Mazurek, do deputado estadual Nelton Friedrisch e Egon Pudel. Muitos padres fizeram-se presentes, além de vários seminaristas e inúmeros leigos e leigas.
   Da primeira turma de seminaristas que ingressaram em 1979, foram ordenados sacerdotes: padre Angelo Virgílio Pellá, padre Dirceu Roveda, padre Waldeci Ferreira (in memorian) e padre Paulo Piekazevicz (in memorian).
   No ano de 1981 teve início em Toledo a Faculdade de Filosofia, a Facitol, como uma grande conquista da vontade e luta de Dom Geraldo. Uma faculdade que mais tarde fora oficializada como instituição estadual, fazendo parte da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 1987. Nesse período o seminário passou a acolher seminaristas apenas que estavam realizando a formação acadêmica de filosofia, deslocando os seminaristas que realizavam o segundo grau, para o seminário São José de Cascavel e mais tarde, seminário menor São Cura D’Ars, em Quatro Pontes.
Até o ano de 2001, o Seminário Maria Mãe da Igreja sempre acolheu seminaristas de outras dioceses, a saber, Diocese de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Palmas e Francisco Beltrão e também da Diocese de Dourados (MS).
   Até o ano de 1999, os seminaristas sempre realizaram os estudos acadêmicos de filosofia na Unioeste. Nos anos de 2000 e 2001, iniciou-se uma experiência de Instituto de filosofia interno, interrompida a experiência, com a chegada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Toledo. No ano de 2002 alguns seminaristas estiveram na Diocese de Umuarama, de forma que o Seminário Maria Mãe da Igreja ficou sem nenhum seminarista durante todo o primeiro semestre. Alguns seminaristas retornaram de Umuarama e aguardaram o início das aulas na PUCPR, no ano de 2003.
   A partir do ano de 2007, os seminaristas da Diocese de Toledo iniciaram novamente sua formação acadêmica na Unioeste, em Toledo. O Seminário Maria Mãe da Igreja que, por longos anos acolhia seminaristas da Filosofia, passou a acolher em 2008, seus seminaristas que realizam os estudos teológicos. Integrando a comunidade formativa do Seminário Maria Mãe da Igreja, os seminaristas estudantes de teologia deslocam-se todas as manhãs para a cidade vizinha de Cascavel, para realizar o curso acadêmico de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná (Famipar).