Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Vida Consagrada

Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, FSC

 

São João Batista de La Salle (1651 - 1719)

 

“O exemplo causa impressão muito maior que as palavras no coração e na mente das crianças. É preciso que vossos exemplos instruam vossos alunos muito mais que vossas palavras.”
João Batista de La Salle foi sacerdote e educador francês do século XVII. Nasceu em Reims no dia 30 de abril de 1651 e faleceu em Rouen, em sete de abril de 1719. Natural de família nobre estudou na Universidade de Reims e, depois, na Sorbonne, de Paris. Terminado seu doutorado em Teologia e ordenado sacerdote, se envolveu na direção de escolas e na formação de professores. Com estes, criou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos por Irmãos Lassalistas - primeira congregação religiosa masculina constituída exclusivamente de religiosos leigos, isto é, não sacerdotes. La Salle contribuiu para o surgimento da "civilização escolarizada", defendendo a obrigatoriedade do ensino também para a classe popular, possibilitando o acesso a ele pela gratuidade universal e cooperando para a melhoria da escola, sobretudo primária, com a fixação de um currículo mais preciso e rico e sua administração mais eficaz.
Concorreu para o avanço da pedagogia, com a adesão ao modo simultâneo de ensino, que ajudou a sistematizar e a difundir, com o incremento do uso da língua vernácula e com iniciativas na linha do ensino secundário moderno e da educação emendativa. Mas seu mérito principal na área educativa reside em sua ação pela promoção do magistério. Cooperou para que a função de professor passasse a ser exercida mais profissionalmente e para que ele tivesse melhor preparo intelectual, técnico e espiritual. Para isso, criou a Escola Normal, assim como ela é modernamente entendida, e escreveu textos orientados como o "Guia das Escolas" e "Meditações" para educadores cristãos.
João Batista de La Salle faleceu a sete de abril de 1719, em Ruão, França. Foi declarado santo, em 15 de maio de 1900. Também no dia 15 de maio de 1950, o Papa Pio XII declarou São João Batista de La Salle Padroeiro Universal dos Professores e Estudantes de Magistério. Justamente por isso, nesta data comemoramos o Dia De La Salle. No Rio Grande do Sul, por ato do Governador Ildo Meneghetti, La Salle foi escolhido como Patrono do Magistério Gaúcho.

Nossa Missão
Promover o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade através da educação humana e cristã, solidária e participativa.

Nossa Visão
Tornar-se referência em inovação pedagógica, em atendimento educativo a pobres, e em pastoral da juventude estudantil.

Nossos Princípios
- Inspiração e vivência cristã-lassalistas;
- Conhecimento como processo de construção pessoal e coletiva;
- Relações fraternas e solidárias;
- Biocentralidade;
- Serviço educativo a pobres;
- Participação nos processos pedagógico-administrativos;
- Qualificação dos agentes educativos;
- Eficiência e eficácia na gestão administrativa;
- Inovação em práticas pedagógicas;
- Respeito à diversidade.

Sedes Provinciais
Rua da República, 393 – Porto Alegre
A Casa Provincial, a 1ª como tal, estava situada na assim chamada Cidade Baixa, próxima ao Pão dos Pobres. Era uma casa ampla, de dois andares, razão pela qual acompanharam o Irmão Visitador em sua mudança de residência os Irmãos responsáveis pela Secretaria da Província e do Conselho, do Economato, da Contabilidade e dos Antigos Alunos. Nesta época se deu a criação da 1ª Comunidade de uma Casa Provincial na Província, com o Irmão Provincial como Diretor. Antes, em Canoas, o Irmão Visitador e os Irmãos que respondiam pelos Serviços do Distrito integravam a Comunidade Central.

Rua Mal. Floriano Peixoto, 487 – Porto Alegre
Próxima à confluência desta rua com a Rua Duque de Caxias foi a mais central das Casas Provinciais do Distrito, hoje Província Lassalista de Porto Alegre. Além da Equipe Provincial passaram a ter nela o local de trabalho dos Irmãos responsáveis pelos então conhecido Departamentos de Formação, Pastoral-Pedagógico e Administrativo-Econômico-Financeiro. Isso até 1992 quando a Residência Provincial passou para a Rua Honório Silveira Dias.

Rua Honório Silveira Dias, 636 - Porto Alegre
Está situada no local da antiga Floricultura Schoen¬wald, em frente ao Colégio São João, no Bairro São João, parte do outrora conhecido como Quarto Distrito.