Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas da Beata Angelina

Angelina de Montegiove dos Condes Marsciano nasceu em 1357, perto de Orvieto, na Itália. É considerada a fundadora da Terceira Ordem Franciscana Regular. De Fato, ela foi a primeira a obter do Papa Bonifácio IX, em 1403, a autorização para viver em comunidade professando a Regra do Papa Nicolau IV. A humildade da Encarnação e a caridade da Paixão do Filho de Deus Constituíram para Angelina e suas companheiras um tema de contínua meditação, assim como o haviam sido para São Francisco. Angelina morreu no dia 14 de julho de 1437 em Folinho, onde eram sepultadas as Terciárias Franciscanas.O culto que lhe é prestado desde tempos imemoráveis foi aprovado pelo Papa Leão XII em 1825. Numerosos mosteiros italianos e estrangeiros reconhecem-na como Mãe ao longo dos séculos, especialmente o de Folinho que, após três séculos de vida claustral segundo as orientações do Concílio de Trento, no século XX deu origem à congregação das Terciárias Franciscanas da Beata Angelina.

ORAÇÃO - Ó Deus, que chamastes a Bem-aventurada Angelina a procurar com todas as forças o reino do céu no caminho da perfeita caridade, concedei também a nós, que confiamos em sua intercessão, a graça de progredir com alegria cristã no caminho do vosso amor. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.