Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Vida Consagrada

Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, FSC

 

COLÉGIO LA SALLE

 

O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs
O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos como Irmãos Lassalistas, foi fundado por São João Batista de La Salle em Reims, França, em 1680. A Congregação surgiu a partir da percepção que o santo de La Salle teve da situação de extrema pobreza, abandono e de analfabetismo em que se encontrava a maioria das crianças e jovens franceses no século XVII. La Salle inovou em termos de vida religiosa na Igreja ao instituir uma nova forma de Vida Consagrada: tratou-se da primeira congregação religiosa masculina constituída exclusivamente de irmãos ou religiosos leigos, quer dizer, religiosos não-ordenados ou não-sacerdotes. Sua missão também se revestiu de um caráter inovador no seio da Igreja: o ministério Da educação cristã, questão em que o Estado, à época, era totalmente omisso.
O Instituto estendeu-se rapidamente pela Europa após a morte do fundador em 1719. Roma foi a primeira cidade, fora dos limites da França, a receber os irmãos, enviados para lá pelo próprio La Salle, em 1701. Posteriormente, a congregação expandiu-se pelos cinco continentes, principalmente ao longo do século XIX, quando também a maioria dos países das Américas passou a se beneficiar com o ministério educativo dos irmãos. A canonização de São João Batista de La Salle pelo Papa Leão XIII, em 1900, provocou uma expressiva expansão numérica de seguidores dos ideais do santo fundador, mormente na França. Esta realidade, aliada às perseguições religiosas naquele país nos primórdios do século XX, ensejou a vinda dos irmãos ao Brasil, via Arquidiocese de Porto Alegre (RS), em 1907. Atualmente, passadas as comemorações do centenário desta efeméride, em 2007, dez estados brasileiros e o Distrito Federal estão se beneficiando da presença e da ação educativa dos irmãos Lassalistas.

La Salle em Toledo
Garantir boa educação para os seus filhos constituiu prioridade vital para os fundadores e primeiros moradores, desde a sua chegada e acampamento às margens do rio Toledo, em 27 de março de 1946. O rio acabaria emprestando seu nome ao novo povoado.
Como reflexo desta prioridade, cinco anos após a fundação, em 1951, e já definida a emancipação política do novel município, as lideranças da jovem comunidade toledana foram a busca de uma instituição religiosa que atendesse aos seus anseios por uma educação humana e cristã de qualidade para os seus filhos.
Entre outros colonizadores, gaúchos vindos da região missioneira de Cerro Largo conheciam a obra educativa dos irmãos Lassalistas naquela cidade onde, à época, esta congregação mantinha a “Escola Normal Rural La Salle”, voltada para a formação de professores e líderes para as comunidades rurais. Era uma iniciativa pioneira nesta modalidade educacional, implantada no Rio Grande do Sul pelos Lassalistas ainda na primeira metade do século passado. Por isso, estes colonizadores sugeriram que se encaminhassem entendimentos para a vinda dos irmãos de La Salle a Toledo. Assim, iniciaram-se as tratativas para concretizar este anseio. Propunha-se que os irmãos, além de assumirem a educação da jovem população urbana, também abrissem espaço para atender os filhos dos agricultores do interior do município, em regime de internato.
Ainda no mesmo ano, 1951, chegou a Toledo e região o irmão Ambrósio Cyrilo (Carlos Gewehr), para verificar “in loco” a viabilidade do empreendimento proposto. No mesmo ano e em anos posteriores, diversas visitas dos superiores da Província Lassalista de Porto Alegre, e contatos com as lideranças locais deram prosseguimento às negociações, das quais resultou o desfecho favorável à aceitação e concretização do projeto.
Finalmente, em fins de agosto de 1955, por intermediação decisiva do senhor Willy Barth, diretor da Colonizadora MARIPÁ, chegou um Lassalista vanguardeiro, o irmão Albino Paulo (José Reis), enviado das plagas gaúchas a Toledo, e que se estabeleceu para iniciar e dirigir a construção de um novo colégio na jovem cidade, sendo que o lançamento da pedra fundamental ocorreu no dia 10 de outubro daquele mesmo ano.
No ano seguinte chegaram mais dois reforços. No início de fevereiro de 1957, enquanto os fundamentos viam as paredes crescerem sobre elas num ritmo penoso e lento, e a fim de que a busca por cultura e conhecimento por parte da população estudantil da cidade não sofresse prejuízos, os irmãos, tendo agora seu efetivo aumentado para cinco, alugaram um casarão de madeira, antigo hospital, situado na esquina da Avenida Maripá com a Avenida Senador Atílio Fontana, onde hoje existe um posto de combustíveis. Em razão de seu estado precário, esse casarão era carinhosamente apelidado pelos alunos de “Balança, mas não Cai”, inspirado numa estátua do Menino Jesus de braços abertos que encimava o prédio, parecendo querer equilibrá-lo. Brincadeiras à parte, este espaço abrigou os primeiros educandos toledanos por pouco mais de três anos.
As atividades no recém-criado “Ginásio La Salle” iniciaram a 25 de fevereiro de 1957, sendo que as aulas começariam efetivamente alguns dias mais tarde, a 1º de março daquele ano, com duas turmas do “Curso de Admissão” ao ginásio, uma novidade e um avanço educacional pioneiro no oeste paranaense. No ano seguinte, 1958, foi implantado o 4º Ano “Primário”, ao mesmo tempo em que os aprovados nos “Exames de Admissão” inauguravam a 1ª Série Ginasial. Paradoxalmente, as outras três séries iniciais do antigo “Curso Primário” somente funcionariam a partir de 1968. Em compensação, já em 1963, abriram-se as portas para candidatos aos cursos em nível de “II Ciclo”, através da oferta do Curso de “Técnico em Contabilidade” que, por sinal, formou gerações de contadores bem-sucedidos e atuantes no mercado local e regional até hoje. A partir de 1977, a escola passou a oferecer o Curso de Habilitação Básica em Química que, por sua vez, foi substituído pelo Ensino Regular de 2º Grau, no ano de 1984. Atualmente, este nível educacional é denominado “Ensino Médio”. O nível pré-escolar, por sua vez, encontrou espaço no La Salle a partir de 1969, consolidando-se definitivamente em 1982.
Cabe ressaltar que a ocupação das instalações do novo e atual prédio, sito na Rua Guarani, nº 2000, se operou paulatinamente a partir de fevereiro de 1960. À medida que os espaços físicos da nova construção iam sendo concluídos e liberados, turmas de alunos do prédio antigo vinham ocupá-los. A conclusão e ocupação definitiva somente se efetivariam em meados de abril de 1960, com a transferência da última turma.
A ampla área esportiva do La Salle, que totaliza 26.200 m² de espaços verdes, com campos bem gramados, pista de atletismo, parquinho para a Educação Infantil, quadras externas e ginásio coberto (com duas quadras poliesportivas), oferece aos alunos oportunidade privilegiada para as práticas físicas, as escolinhas esportivas e variadas atividades sociais para toda a comunidade escolar.
Desde 1964 a instituição dispunha de um auditório de 450 lugares para atividades culturais as mais variadas. Após um sinistro, ocorrido em 1975, foi reconstruído, modernizado e sua capacidade ampliada para 642 lugares. Até 1999 era este o único “Teatro” da região, tendo sido realizados nele quase todos os eventos artísticos e culturais, não só do próprio colégio, como também os da cidade e os regionais.
Ao longo dos anos, as inovações pedagógicas e os investimentos em recursos tecnológicos mereceram permanentes e atentas adequações no Colégio La Salle, sempre atendendo às aspirações dos alunos e da comunidade. As iniciativas pioneiras na criação de diversos e variados cursos em nível de “Segundo Grau” atraíram muitos estudantes, também de outras cidades, a ponto de induzirem o La Salle a abrir, na década de 1970, extensões em São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste, as quais, uma vez consolidadas, passaram, posteriormente, ao poder público.
Nos dias atuais, a atuação continua focada na tradição de seriedade e qualidade do ensino, na partilha do conhecimento e da cultura, na inovação constante, na formação integral, na seleção criteriosa do quadro de colaboradores... E cujos frutos se refletem em desfechos positivos frente aos muitos percalços e desafios que atravessam o dia a dia da vida dos educandos.
Neste ano de 2008, enquanto se comemora com júbilo o Cinquentenário da Diocese, o Colégio La Salle percorre a trilha do 52º ano de sua atuação sempre vanguardeira em Toledo. Muitos toledanos e cidadãos por este nosso Brasil estudaram no educandário marca “La Salle”. Numerosos irmãos e outros educadores passaram pelo colégio, muitos dos quais ainda em atividade. Todos deixaram saudades, e também levaram saudades.
Estas saudades, a gratidão e o carinho em relação ao La Salle também são, com certeza, marcas impressas nos corações de muitas centenas de ex-alunos pelo país afora.
A cidade de Toledo, a Diocese toledana e o Colégio La Salle nasceram praticamente juntos, cresceram juntos e juntos se firmaram como protagonistas do progresso na região Oeste do Estado, seja no aspecto cultural, na produção de bens e serviços, no cultivo da fé, da religiosidade e dos valores éticos, gerando qualidade de vida para seu povo.
O Colégio La Salle faz definitivamente parte da história de Toledo e da história de numerosas famílias toledanas. O colégio é reconhecido à população de Toledo, que ajudou e continua a ajudar e a representar eficazmente esta significativa história, acreditando na competência pedagógica dos educadores, cultivando os laços de afeto e mantendo a tradição familiar de confiar a educação dos seus filhos e netos aos cuidados do colégio lassalista.

Inst. dos Irmãos das Escolas Cristãs (FSC)
Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (ABEL)

Rua Guarani, 2000 - Jd. La Salle - Caixa Postal 243
85900-971 - TOLEDO - PR
Fone Com: (45) 3252-1336 - Fax: (45) 3379-5822
E-mail: direcao.toledo@lasalle.org.br
direção@lasalletoledo.com.br