Sociedade do Apostolado Católico, SAC

SEMINÁRIO SÃO VICENTE PALLOTTI

Tendo em vista que Palotina foi fundada pelos padres Palotinos não é de se estranhar que desde o início de sua fundação, se tenha tido a intenção de criar um seminário, o que aconteceu em 1961, quando o padre Alberto Trevisãn, então superior provincial da Sociedade do Apostolado Católico (SAC - padres e irmãos Palotinos), em visita a Palotina, juntamente com os demais padres e com o pleno consentimento do então bispo diocesano, Dom Armando Cirio, foi lançada a ideia da construção de um seminário.
No ano seguinte, aos oito de dezembro de 1962, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, foi dada a bênção da pedra fundamental, no local onde aconteceria a construção do futuro seminário. Como o projeto ainda não estava pronto, as obras só iniciaram quatro anos mais tarde, em 1966. Padre José Stefanello era o administrador da obra. A construtora responsável pela execução do projeto, depois de um tempo de trabalho decretou sua falência, fazendo com que as obras da construção fossem paralisadas.
Em meados de 1968 a Sociedade Vicente Pallotti assumiu todos os encargos da construção e reiniciou as obras encarregando o padre Pedro Reginato, auxiliado pelo irmão Beno Krein, para a administração e supervisão da obra. Com um grupo de mais ou menos uns 20 funcionários e com muitas pessoas da comunidade palotinense ajudando em espécie ou com dias de serviço e com muito trabalho o seminário ficou pronto em 1970.

A inauguração:
Depois de concluída a obra, o povo foi convocado para a festa de inauguração. Contou com grande massa de povo, clero e autoridades civis. Em torno de 40 caravanas marcou presença, inclusive uma caravana vinda de Santa Maria (RS). Muitos padres vieram para a inauguração. Também foi muito marcante a presença de dois bispos. Dom Elizeu, bispo de Campo Mourão e dom Armando Cirio, bispo da Diocese de Toledo.
Um destaque especial também foi dado pela presença dos dois padres pioneiros de Palotina, padre Hermogênio Borin e o padre Rafael Pivetta acompanhado pelo casal padrinho do seminário, o senhor Valentim Rossato e esposa. Na ocasião discursaram o prefeito municipal, João Bortolozzo e o deputado estadual, Leopoldo Jacomell. Nesta oportunidade ingressaram 56 seminaristas. O primeiro reitor foi o padre Gervasio Pivetta que era auxiliado pelos padres Valmor Righi e Antônio Marin.
Assim descreve o padre Valmor Righi, ex-diretor do seminário: “No dia 10 de maio de 1970, depois de longa e intensa preparação espiritual, coordenada pelo padre Aquiles Redin, procedeu-se a solene inauguração do seminário. Nunca Palotina sentiu tão de perto a alegria de um desejo comunitário alcançado. Testemunha disso foi à presença maciça do povo de Palotina e das vizinhas localidades. No livro de crônicas se encontram dizeres do tipo: Dia maravilhoso! Nada melhor para uma festa. Desde cedo, rojões estouram dando a salva do despertar. Pessoas por toda parte dando os arremates nos preparativos. Tudo está em ritmo de festa. Faixas escritas, bandeiras, bandeirolas. É o seminário vestido de gala para a inauguração”.

Funções do seminário:
Desde o início, o Seminário Vicente Pallotti cumpriu a sua função de formar jovens.
Até os anos de 1980 o número se manteve em torno de 60 jovens internos. Os estudantes que aqui ficavam internos vinham, em sua maioria, das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Além dos seminaristas, que eram os que ficavam em regime de internato, muitos outros jovens palotinenses também estudaram no seminário, uma vez que nas dependências do seminário sempre funcionou outros cursos como extensão dos colégios da cidade. Funcionou no seminário o Ensino Primário, Curso Normal, Curso Magistério, Técnico em Contabilidade. Também vale ressaltar que parte do prédio esteve alugada a partir de 1994, para o funcionamento do curso de Medicina Veterinária da UFPR.
A formação no Seminário São Vicente Pallotti passou por várias modificações. Durante 30 anos funcionou como seminário menor. Iniciou com o curso primário, depois o ginasial e de 1990 até 2000 só com o Ensino Médio.
No ano 2000 encerrou as atividades como seminário menor e cedeu espaço para o Postulado que funciona até hoje. O Postulado é um ano de formação intelectual espiritual e comunitária para os seminaristas que pretendem dar continuidade em sua caminhada vocacional no seminário maior. Nestes 38 anos de seminário por aqui já passaram 881 seminaristas.
Os seminaristas que estudaram em Palotina e foram ordenados padres: Padre Lino Baggio, padre Valdemar Munaro, padre Milton Munaro, padre José Luiz Tomio, padre José Vicente do Carmo, padre Sérgio Luiz Coldebella, padre José Battisti, padre Laurindo Zeni, padre Selvino Alves Ribeiro, padre Antônio F. Rodrigues, padre Nori Broch, padre Sérgio Petkowski, padre Edegar X. Ertel, padre Luiz Carlos da Costa Leite, padre Jocerlei José Tavares, padre Paulo Jair dos Santos, padre Silvio Danielski, padre Éderson Piloneto e padre Juliano Dutra. Além destes tem vários seminaristas cursando Teologia e Filosofia no Seminário Maior Palotino em Santa Maria (RS).
Os padres que trabalharam neste seminário foram: Padre Rafael Pivetta, padre Antônio Marin, padre Gervasio Pivetta, padre Valmor Righi, padre Elói Rogia (bispo de Borba-AM), padre Oscar Rogia, padre Marcos Miszewski, padre Erno Schlindwein, padre Valdir Besognin, padre Egide Coradini, padre Aldoir Ceolin, padre Casimiro Facco, padre Lino Baggio, padre Milton Munaro, padre Egidio Trevisãn, padre Senito Durigon, padre Sergio Luiz Coldebella, padre Valdemar Secretti, padre Selvino Alves Ribeiro, padre Antônio F. Rodrigues, padre Mário César do Amaral, padre Etelvino Savegnago, padre Clesio Facco, padre Paulo Höring Filho, padre João Bergamasco e padre Flávio Demarchi.

Sociedade do Apostolado Católico (SAC)
Reitor: Pe. Egide José Coradino
Pe. Cristiano Parpinelli da Silva