Congregação das Irmãs Divina Providência

CASA BETÂNIA - IRMÃS DA DIVINA PROVIDÊNCIA

Esta Congregação teve modesto início no ano de 1842 em Münster, Alemanha, no dia 03 de novembro. Seu fundador foi o padre Eduardo Michelis, sacerdote de rara inteligência e profunda piedade. Muito sensível e atento às necessidades daquela época. Padre Eduardo Michelis, impressionado com a miséria social em todo o sentido, respondeu ao apelo de Deus fundando a Congregação das Irmãs da Divina Providência. Desde então, as Irmãs se dedicam à educação da Juventude e as outras obras assistenciais, em todo o mundo. Atuam em creches, hospitais, escolas, centros missionários, paróquias e Comunidades Eclesiais de Base. Vieram ao Brasil em 1895 e seu carisma é testemunhar aos homens, especialmente aos pobres, a esperança cristã e o amor de Deus. Fé na Divina Providência, no serviço apostólico, na comunidade fraterna e na oração, disponibilidade para com Deus nos serviços assumidos em benefício da sociedade.
A pedido do então bispo Dom Armando Cirio, feito a madre geral, irmã Dorotéia Köling, numa passagem em Santa Helena, conseguiu irmãs para esta cidade que estava florindo. No dia 28 de fevereiro de 1969, foi fundada a Comunidade da Casa Betânia. O trabalho mais importante delas no início foi o ensino religioso nas escolas.
Mais tarde as irmãs assumiram a direção da Escola Cristo Rei, irmã Maria Gertildes, na condição de diretora e a irmã Ludgera como professora, além de uma juvenista, ou seja, vocacionada.
A primeira professora do Jardim da Infância foi a Irmã Adelharde.
Em 20 de abril de 1973, irmã Maria Gertildes comemorou o seu Jubileu de Ouro, com a presença de Dom Armando Cirio, bispo de Toledo e o seu secretário. Na época eram os padres do Verbo Divino os responsáveis pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Atualmente são os padres diocesanos. Nesta época atuava como pároco, o padre Luiz Gumpp.
A comunidade de Marechal Cândido Rondon foi aumentando, os bairros foram surgindo e em 1977, as irmãs em união com o pároco, conseguiram descentralizar a catequese.
Irmã Oliva, professora de música, ficou responsável pelo bairro Frigorífico. Irmã Narcísia, professora da pré-escola ficou responsável pela Linha Gaúcha, irmã Madalena com o bairro da Cooperativa. Irmã Clélia Conrat, diretora da Escola Cristo Rei e catequese da matriz.
E a história prosseguiu com as irmãs que vieram dar continuidade na missão pelo crescimento do Reino de Deus, se adaptando conforme a realidade de cada época.
Em 1980, irmã Clélia Conrat foi transferida para Palmas (PR). Em seu lugar, no dia 05 de fevereiro de 1981, chegou à superiora, irmã Leonira (Alvina Pereira de Lima) que assumiu a direção da Escola Cristo Rei por dois anos. Permaneceram na comunidade as irmãs Olívia Melz, irmã Maria das Neves, professora do Jardim e Pré-Escola e veio de Santa Helena, a irmã Flaviana que trabalhou como tesoureira na Escola Cristo Rei. Em lugar da irmã Maria das Neves, assumiu a Pré-Escola a irmã Nila e como diretora a irmã Aurelita que também coordenou a catequese.
Em 10 de fevereiro de 1995 retornou para Marechal Cândido Rondon a irmã Leonira para coordenar a Pastoral Catequética. Em 14 de dezembro de 2003 ela celebrou seu Jubileu de Ouro. Por ocasião desta festividade foi realizada na paróquia a primeira semana vocacional que se caracterizou como um lindo trabalho nas escolas por irmãs, irmãos, padres, seminaristas e leigos.
Na paróquia inúmeros religiosos atuaram em diversos trabalhos. Entre eles registram-se a irmã Eládia, irmã Normelia, irmã Doralina, irmã Tusnelda, irmã Maria Zélia, irmã Nair na Pastoral da Criança e no Centro Social, fazendo um trabalho gratuito; irmã Joana na catequese, irmã Flaviana, irmã Julita e irmã Leonira na coordenação da Pastoral Catequética e outras atividades na comunidade.
Atualmente a comunidade conta com a presença da irmã Maura que faz parte do Apostolado da Oração e atua em outros trabalhos da casa; irmã Flaviana que trabalha na Pastoral da Criança e irmã Leonira que é coordenadora da casa e da Pastoral Catequética além de atuar na formação dos coroinhas, ministra da Eucaristia e colabora onde se faz necessário.
Tudo isso é motivo de louvor e agradecimento a Divina Providência. Cada irmã que chega, procura dar continuidade aos trabalhos realizados pela que foi transferida. Compreendesse a missão de Irmãs da Divina Providência como participação na missão de Jesus o enviado do Pai. A missão consiste numa vida de seguimento de Jesus Cristo como religiosas e manifesta-se no serviço apostólico, na comunidade fraterna e na oração.

Congregação das Irmãs Divina Providência
Rua Colombo, 1044 -Centro - Caixa P. 1056