Vida Consagrada

TFBA - Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas da Beata Angelina

A presença das Irmãs Terciárias Franciscanas da Beata Angelina nas figuras marcantes de irmã Pierina Vagnoni e irmã Joana Vagnoni na Diocese de Toledo, ocorreu no mês de março de 1978. Inicialmente tratava-se de um impulso missionário muito forte presente nestas duas irmãs que corajosamente deixavam a Itália para abrir novos horizontes.
A Congregação nasceu em 1403, tendo como fundadora: Angelina dos Condes de Marsciano - Montegiove e Paoluccio Trinci. Isto se deu em Foligno - Itália.
Um encontro casual entre irmã Pierina e frei Irineu Costella numa das inúmeras viagens que faziam, desencadeou o desejo persistente em conhecer o Paraná, dado que era famoso por ser rico em vocações e aí foi um passo para de novo migrarem para novas terras.
Instaladas no antigo Seminário dos Frades Menores Missionários, do Jardim Porto Alegre, as irmãs deram início à sua missão de implantar este jeito franciscano de ser reconhecendo que tudo é dom de Deus.
Gradativamente vieram a fazer parte da vida delas, muitas jovens, seja de Toledo como dos municípios vizinhos, porque incansavelmente a pastoral vocacional funcionava à perfeição com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e a reza do terço bem como a projeção de um filme sobre a mesma que era organizado pelo senhor Ivo Welter.
Com o tempo, essas jovens que perseveravam iam passando de uma etapa à outra da formação e então se sentiu a necessidade de desmembrar as casas, sendo construída a casa do noviciado Nossa Senhora de Lourdes donde ao lado foi construída a gruta que este ano completa 25 anos.
Desse modo, em 1981 já havia o primeiro grupo de irmãs e, portanto, prontas para assumir além da pré-escola mantida pelas irmãs para as crianças do bairro, grupos de catequese, aula de religião na escola primária Alberto Santos Dumont e na medida em que as irmãs iam se formando, as pastorais foram aumentando e se consolidando.
Contudo, com o olhar sempre mais avante, sentiu-se a necessidade de uma formação acadêmica mais acurada. Para facilitar tanto os estudos acadêmicos quanto à formação religiosa com os encontros da CRB, construiu-se uma casa em Curitiba, quase contemporaneamente uma experiência em Nova Prata do Iguaçu para finalmente chegar a Pato Branco onde por muitos anos foi chamada como a casa das aspirantes.
Neste ir e vir, ainda registram-se outras duas presenças que são Mangueirinha (até então são quatro fraternidades no Estado do Paraná) e uma no Estado de São Paulo, Diocese de Piracicaba precisamente em Rio Claro.
Assim sendo, a trajetória histórica da congregação pode ser resumida desta forma:
Em Toledo a partir de 1978 ocorreu à formação inicial da congregação no Brasil; Em Curitiba, no ano de 1985 deu-se a possibilidade da continuidade da formação nas áreas humanas, profissionais e teológicas. Neste mesmo ano iniciou-se o trabalho de educação infantil que foi suspenso em 2001; Em Pato Branco, no ano de 1988 foi aberta a casa para acolher as aspirantes à vida religiosa e iniciado o trabalho com as comunidades. Em Mangueirinha, a partir de 1993, as irmãs passaram a atuar especificamente na pastoral paroquial, pastoral da criança e vocacional.

Espiritualidade da congregação:
Em relação à espiritualidade da congregação é pertinente lembrar que Angelina participou do movimento franciscano de sua época e aos poucos orientou a espiritualidade das irmãs inspirando-se em Clara e Francisco.
Especificamente a espiritualidade consiste em cultivá-la numa dimensão cotidiana enraizada na palavra de Deus e na Eucaristia, dando espaço à “cela” e à oração em fraternidade. Neste sentido busca-se viver uma liturgia constante na participação da oração, da vida e da luta do povo de Deus. Vivenciando intensamente os mistérios da encarnação, morte e ressurreição bem como as festas e solenidades de Maria Imaculada, São José, São Francisco, Santa Clara, Beata Angelina e Santa Isabel.
O carisma da congregação está na contemplação de Jesus Cristo pobre e nu na cruz e consiste em pôr-se a serviço dos irmãos e irmãs com caridade, humildade e sabedoria criativa.
O sonho muito desejado de expandir o carisma de beata Angelina vivo já há 600 anos encontrou terra fértil na Diocese de Toledo, berço da congregação no Brasil e por isso mesmo, chamada Casa-Mãe. Em Toledo já não é mais a casa do noviciado como outrora havia sido, mas continua com muito entusiasmo a proclamar o Reino de Deus, seja no modo de ser franciscanas, levando a todos a paz e o bem, seja concretamente nas pastorais e movimentos em que atuam tais como: assessoria nas pastorais, catequética, familiar, animação vocacional, adolescentes, idosos, coroinhas, liturgia, apostolado da oração, zeladoras de capelinhas, pastoral da saúde, ministros auxiliares da comunidade, grupos de família, auxílio fraterno, pastoral da criança, juventude... Além das assessorias existe a Fazenda da Esperança onde atuam seja na catequese, seja nas celebrações e acompanhamento das famílias nas visitas mensais; e, na casa, acolhida de grupos com possibilidades de hospedagem bem como para retiros.
Outro aspecto que merece ser registrado o agradecimento é a presença de inúmeros benfeitores que acompanharam e acompanham a congregação ao longo destes 30 anos de presença na Diocese.

TFBA - Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas da Beata Angelina
Rua Rio Grande do Sul, 1173 - Jd. Porto Alegre