Qual seu interesse?
WEBMAIL
Atendimento por telefone (45) 3252-1417

Diocese

Vida Consagrada

Pequenas Irmãs da Sagrada Família

A Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família foi fundada em Castelletto de Brenzone – Verona – Itália, no dia 06 de novembro de 1892, pelo sacerdote José Nascimbeni (22/03/1851-21/01/1922), com a colaboração de Maria Domênica Mantovani (12/11/1862-02/02/1934), co-fundadora e primeira superiora geral.
O padre nunca sonhou em fundar uma congregação. Queria apenas alguém que o ajudasse a desenvolver a missão na paróquia e atender as necessidades do povo daquele vilarejo. Pediu irmãs em muitas congregações, mas de nenhuma obteve resposta positiva. Indo queixar-se com o bispo Dom Bacilieri, ouviu dele as palavras, que acolheu como clara indicação da vontade do Senhor: “Se ninguém vo-las concede, fazei-as vós mesmo como quiserdes”.
Assim, se iniciou a congregação com quatro irmãs, jovens da própria paróquia que após um mês de preparação fizeram sua consagração religiosa. O fundador quis as irmãs inseridas na Igreja local e na paróquia, como colaboradoras dos párocos, prontas a atender as necessidades materiais e espirituais do povo pobre com especial atenção às crianças, doentes e idosos.
Bem cedo à congregação se estendeu a outras regiões da Itália e até as longínquas terras da África e da América Latina. As Pequenas Irmãs da Sagrada Família chegaram ao Brasil, em Santa Izabel do Oeste (PR), no dia 19 de abril de 1976, de onde se expandiram para várias outras comunidades: Enéas Marques, Palmas, Pato Branco, Cascavel, Tibagi, Toledo, no Paraná e Itaquiraí (MS), Marituba (PA) e Bataguassú (MS), nas quais exercem atividades junto às paróquias, nas pastorais da saúde, bíblico-catequética, litúrgica, e outras pastorais; junto às famílias favorecendo o amadurecimento cristão inspirado na família de Nazaré; em escolas educativo-assistenciais e junto aos hansenianos.
No Brasil a congregação contou desde o início com muitas vocações, e para isso se fez necessário uma casa de formação. Inicialmente as jovens eram formadas em Santa Izabel do Oeste, mas com o passar do tempo percebeu-se a necessidade de ter uma casa de formação numa cidade maior onde houvesse mais meios e possibilidades de formação religiosa, profissional e assistência espiritual. Até então, sempre era necessário deslocar-se à Cascavel para participar de cursos, a distância era longa e isso se tornava difícil.
Para comemorar o centenário de fundação da congregação foi definida construção de um lar para acolher as jovens vocacionadas que a cada ano ingressavam na congregação.
Foi assim que nasceu a comunidade do Noviciado São José, em Toledo, no dia 06 de novembro de 1991, na qual se dá a formação de postulado e noviciado.
O postulado constitui-se numa prévia preparação ao noviciado, no qual a jovem aprofunda o chamado e o significado do seguimento a Jesus Cristo. O noviciado é uma etapa na qual a jovem conhece e experimenta o estilo de vida da congregação, através de uma forte experiência de Deus, da integração comunitária, do conhecimento mais profundo do carisma e da missão da Pequena Irmã da Sagrada Família e se exercita na prática dos conselhos evangélicos.
Desde 1991 foram mais de 70 jovens que passaram por esta casa de formação, das quais hoje 27 são irmãs (Maria Imelda Angst, Clair Martins, Araci Angst, Neuza V. Machado, Maria Terezinha da Silva, Rosemari Cichoki, Sueli A. Bueno, Tomasa L. Farias, Teresa L. Farias, Gabriela Gisa, Marli A. S. Rozeng, Tânia M. Decol, Jane R. Poletto, Sonia M.Schlikmann, Solaide Pommer, Rosenette Vieira, Kelly C. Favaretto, Margarida Vieira, Cáccia L. M. Barreto, Sandra C. Feiten, Neli C.Garcez, Débora R. P. de Lima, Leila Cavalli, Silvana Lazarotto, Dalva Nurmberg, Maricelia Ap. Nurmberg e Micheli Savanhago), algumas estão em formação, e outras após o discernimento decidiram optar por outro caminho.
Entre todas as irmãs que passaram pela casa de formação é possível registrar algumas que foram muito conhecidas e desempenharam ou desempenham a missão de mestras de formação: Irmã Giovanna Paula Ghisloti, irmã Maria Corina Warmling, irmã Lucia Massarin, irmã Lucia T. Bonetti e irmã Anilde Kuhnen (atualmente).
Além da formação, a comunidade também desempenha atividades na Paróquia São Cristóvão, junto à catequese, liturgia, pastoral da criança, visita aos doentes, serviço de animação vocacional e demais atividades.
Dentre os fatos mais significativos da comunidade destacam-se alguns acontecimentos, como a celebração de inauguração do Noviciado (22/12/1991) com a presença de Dom Lúcio, então bispo de Toledo, padre Franco, pároco da Paróquia São Cristóvão, frei Luis e frei Cleto, além das irmãs e dos leigos vizinhos e dos amigos.
Durante o período várias foram às celebrações marcantes, como a celebração da profissão temporária de sete noviças, na Paróquia São Cristóvão ocorrida em 29 de janeiro de 1995; a celebração da profissão perpetua e temporária na Catedral Cristo Rei em 24 de janeiro de 1999; a celebração dos 25 anos de presença no Brasil e 150 anos de nascimento do fundador bem-aventurado José Nascimbeni que ocorreu em abril de 2001; a celebração da profissão temporária na Paróquia São Cristóvão em 27 de janeiro de 2002; a beatificação da co-fundadora madre Maria Domênica Mantovani ocorrida em 27 de abril de 2003 e a celebração da profissão perpétua na Linha São Paulo, Paróquia São Cristóvão em 16 de dezembro de 2007.
As irmãs que fazem parte da congregação consideram como principais desafios o de serem fiéis ao carisma originário e ao mesmo tempo estarem abertas às necessidades atuais, as novas exigências do mundo e da Igreja, sendo testemunhas da primazia de Deus e de seu Reino. Como comunidade formativa, também se sentem desafiadas a encontrar métodos e maneiras eficazes de ajudar as jovens no discernimento vocacional, para que possam responder com consciência, liberdade e alegria à sua vocação.
As irmãs acreditam que a presença da congregação na cidade de Toledo e na Diocese é um presente da Providência Divina, que sempre as assistiu através de tantas pessoas que colaboraram espiritual e materialmente com a congregação durante os 16 anos, auxiliando e proporcionando, de modo especial às jovens em formação uma base sólida para assumirem sua vocação e se colocarem a serviço do povo, na Igreja, como Pequenas Irmãs da Sagrada Família.

Pequenas Irmãs da Sagrada Família
Rua Santa Rosa, 860 - Jardim Gisela
85.904-160 - TOLEDO - PR
Fone/Fax: (45) 3378-3537
E-mail: toledo_pisf@yahoo.com.br
www.pequenasirmasdasagradafamilia.blogspot.com
- Ir. Inês Passarello D.N.: 18/05/60
- Ir. Margarida Vieira D.N.: 15/11/80
- Ir. Geneci Reichambak