Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja

Neste domingo, o Evangelho nos leva a vivenciar um momento importante na vida da comunidade de Jesus e seus discípulos. São abordados dois temas que constroem a vida cristã: Cristo e a Igreja. Os discípulos são convidados a aderir a Jesus acolhendo-o como “o Messias, Filho de Deus vivo”. Dessa adesão nasce a Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada ao redor de Pedro, “pedra sobre a qual construirei a minha Igreja”. A missão da Igreja é dar testemunho da salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que acolhem a salvação que Jesus oferece.

Jesus está com os discípulos em Cesareia de Felipe.Neste contexto, Jesus quer saber o que andam dizendo dele, quais os comentário sobre a sua pessoa. Os discípulos contam o que ouviam, relatam as ideias que as pessoas tinham de Jesus. Neste momento, Jesus lhes pergunta: “E, vocês, o que pensam de mim?” “Quem sou pra vocês?” Pedro, o líder do grupo, responde: És o Messias, o Filho do Deus vivo!”. Esta resposta vai orientar a vida dos discípulos, de modo especial, depois da morte de Jesus, quando experimentam a ressurreição e se tornam efetivos missionários do Senhor.

A fé é a resposta racional e livre à palavra do Deus vivo. As perguntas que Cristo faz, as respostas que são dadas pelos Apóstolos e finalmente por Simão Pedro, constituem uma espécie de exame da maturidade da fé daqueles que vivem mais perto de Cristo. É a confissão de fé da comunidade que acredita que Jesus é o Salvador. Esta clareza é uma graça, dom de Deus, que exige capacidade de ver e reconhecer o Senhor e a humildade de identificá-lo: “Sou eu, não tenhais medo”. “E o reconheceram ao partir o pão”.

É sobre a fé dos discípulos que acolhem Jesus como salvador, que veio do Pai ao encontro da humanidade com uma proposta de vida eterna e verdadeira, que se constrói a Igreja de Jesus. A Igreja é a comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como “o Messias, o Filho de Deus” e se comprometem a direcionar a vida a partir desta fé.

A Igreja de Jesus existe para testemunhá-lo e para levar a todos a proposta de salvação que Cristo veio oferecer. Temos consciência desta dimensão “profética” e missionária da Igreja? As pessoas com quem convivemos dia a dia – em casa, no emprego, na escola, na rua, nos acontecimentos sociais – recebem de nós este anúncio e este convite a integrar a comunidade da salvação?

A comunidade dos discípulos é uma comunidade organizada e estruturada, onde existem pessoas que presidem e que desempenham o serviço da autoridade. Essa autoridade não é, no entanto, absoluta; mas é uma autoridade que deve, constantemente, ser amor e serviço. Sobretudo, é uma autoridade que deve procurar discernir, em cada momento, as propostas de Cristo e a interpelação que Ele lança aos discípulos e a todas as pessoas.

Neste domingo do mês vocacional celebramos a vocação das/dos catequistas, cristãos leigos que assumem com alegria sua vocação batismal. Colocam suas vidas a serviço da evangelização, a fim de humanizar e transformar as estruturas e as relações pela vivência e pelo testemunho do Evangelho em seus ambientes de convivência. São homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja. Ao celebrar o Dia da/do Catequista queremos expressar nossa mais profunda gratidão pelo bem que fazem à nossa Diocese.Deus os abençoe!