Não pescaram nada. Lançai a rede à direita da barca e achareis

Tinha ficado para trás aquele dia em que alguns pescadores deixaram suas redes nas margens do Lago de Tiberíades e decidiram atender o chamado de Jesus atraídos pela sua palavra e pessoa. Hoje, no texto do evangelho, as coisas tinham mudado, suas vidas e sentimentos eram diferentes. Em suas bocas sentiam o amargo da derrota, da dispersão após a morte de Jesus. O fracasso da morte na cruz  tinha sido muito forte e arrasador para eles que aguardam o triunfo do Messias a partir da concepção que traziam consigo. Retornaram, então, à vida de outrora, retomando o trabalho de pescadores. Ao menos estavam juntos e poderiam rever os acontecimento com calma e serenidade. Mas tudo era muito difícil: não tinham mais a presença do mestre, a noite de trabalho tinha sido dura e estavam com as redes vazias.

É neste contexto que Jesus aparece, porém eles não o reconhecem. Contudo, obedecem a palavra do desconhecido e jogam a rede onde ele indicou e o resultado é uma rede cheia de peixes. “É o Senhor”. O toque teológico de São João ao relatar o fato diz tudo: era manhã e um novo dia renascia e também a esperança perdida.

A pesca é sempre um símbolo da atividade apostólica, muitas vezes marcada por dificuldades, perseguições, aridez, rede vazia, desalento. O resultado da pesca realizada à noite, sem luz e sem Jesus é um grande fracasso. A chegada da manhã coincide com a presença de Jesus (Ele é a luz do mundo). No momento em que acolhem a palavra do Senhor, o resultado é outro. O evangelista quer afirmar que podemos colocar todas as nossas forças na tentativa de mudar o mundo; mas se Cristo não estiver presente, se não escutarmos a sua voz, se não ouvirmos as suas propostas, se não estivermos atentos à Palavra que Ele continuamente nos dirige, os nossos esforços não farão qualquer sentido e não terão qualquer êxito duradouro. É preciso ter a consciência nítida de que o êxito da missão cristã não depende somente do esforço humano, é essencial a presença viva do Senhor Jesus.

Em seguida, Jesus se dirige a Pedro para reforçar o seu papel de liderança na continuidade da obra de Jesus. Aquele que negou Jesus três vezes é agora convidado por três vezes a manifestar sua adesão a Jesus para receber a missão de pastor. As ovelhas e os cordeiros (todo o rebanho) são de Jesus, mas será Pedro quem deverá apascentá-los.

De ora diante, Pedro deve representar na Igreja e para a Igreja a presença do Ressuscitado, daquele que deu a vida pelas ovelhas, que estava morto e agora vive. Pedro é aquele que torna visível o amor com que Jesus amou sua esposa. As ovelhas sentirão o quanto são amadas por Jesus através de Pedro e todos os discípulos.

A missão de Pedro continua em nosso Papa Francisco, que procura incessantemente recordar o amor de Jesus pela sua Igreja, de modo especial, pelos mais frágeis e nos convida a fazer o mesmo. Ele é o “vigário” de Cristo; sua função é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e unir todos os carismas e ministério na edificação do único corpo de Cristo. Pedro como Francisco são homens frágeis como todo mundo. Jesus os chama e os envia como sinais do Reino de Deus a ser construído. Este é o estilo de Deus de realizar maravilhas através de pessoas comuns para nos comunicar que o poder vem dele e deve voltar para ele. Este é cuidado que deve acompanhar cada atividade que exercemos em nome da Igreja de Cristo como discípulos missionários.