Seu nome é João

Neste domingo, celebramos a Solenidade do Nascimento de São João Batista. Além de Maria, João Batista é o único santo que se celebra o nascimento. Isto acontece porque sua vida esteve totalmente ligada à vida de Jesus. João Batista manifestou sua alegria e missão desde o ventre de sua mãe. Ele será o precursor, aquele que deve preparar a chegada do Messias Salvador. Os quatro evangelistas ressaltam a importância de João Batista. Ele é a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento. Será o próprio Jesus que falará de João Batista: “A este se refere aquele texto da Escritura: Eu envio adiante meu mensageiro para que me prepare o caminho. Eu vos asseguro: dos nascidos de mulher ainda não surgiu um maior que João Batista. No entanto, o último no reino de Deus é maior do que ele” (Mt 11,10-11).

O nascimento de João Batista foi preparado com muito carinho pelo próprio Deus: um anjo anuncia a Zacarias que a sua mulher, idosa e estéril, vai ter um filho, cujo nascimento será motivo de alegria. O nome da criança não será Zacarias, como o pai, mas João, que significa é: “Deus faz graça”. João nasce como uma missão: preparar os caminhos do Senhor, o “ano de graça” do Senhor, a vinda de Jesus. Deste modo, Deus prepara os tempos e os corações para a chegada do Salvador.

Seu nascimento foi motivo de alegria para muitos. É hoje dia de alegria para a Igreja. Sua vida é uma benção de Deus que quer inaugurar o novo tempo da salvação, a nova aliança de Deus com seu povo. João personifica a gratuidade da vocação cristã e a integridade da sua vocação, a humildade de quem foi enviado e vive a serviço de Deus, a fidelidade e a radicalidade de quem assume a sua própria vocação e missão até às últimas consequências.

A missão de João Batista é, de certo modo, a missão de cada um nós. A festa de hoje é também um chamado a fortalecer nossa fé e coragem para vivenciá-la e transmiti-la a todos. De modo especial, é um convite a valorizar o nosso batismo que é o ponto de partida da nossa filiação divina e seguimento de Jesus Cristo.

Três verbos acompanham a vida de São João Batista afirmou o Papa Francisco: preparar, discernir, diminuir. Ele prepara o caminho para que todos acolham o Messias. João também se esforça para discernir entre tanta gente quem deveria ser o Senhor. O Espírito lhe revelou e disse com coragem: é este o Messias. João se faz pequeno diante do Messias: “Eu não sou ninguém para soltar-lhe a correia da sandália” (Jo 1,27).

“Três vocações em um homem: preparar, discernir, deixar crescer o Senhor e diminuir-se a si próprio. Também é belo pensar a vocação do cristão assim. Um cristão não anuncia a si próprio, anuncia um outro, prepara o caminho a um outro: o Senhor. Um cristão deve saber discernir, deve conhecer como discernir a verdade daquilo que parece verdade e não é: homem de discernimento” (Papa Francisco).